COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 5.2.19

Cenário - 5.2.19

FSB Inteligência

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Atualizado às 08:55

Jogo a ser jogado

A mensagem presidencial lida ontem na abertura dos trabalhos legislativos revela as linhas mestras que serão testadas pelo Planalto na Câmara e no Senado.

A reforma da Previdência ganhou status e peso especiais.

Os contornos indicados no documento sugerem o tom e o alcance daquilo que vem sendo rascunhado pelas equipes técnicas - e que, segundo as previsões oficiais, será levado logo ao Parlamento.

Já o chamado 'pacote Moro', que propõe mudanças na legislação para combater a corrupção e o crime organizado, também mereceu foco especial.

Boa parte do que o governo pretende fazer daqui para frente está ancorado no discurso de que é preciso refundar a segurança pública.

Justamente por isso o recado civilizatório foi sintetizado de forma tão direta e objetiva no anúncio das medidas que endurecem leis e redefinem limites.

Outras ações que fazem parte do cronograma geral do governo estão contempladas na peça.

Algumas delas são tão ou mais complexas do que as duas que receberam maior destaque.

Corrente

Estados + Congresso + sociedade

Ao longo de fevereiro, o Planalto e os ministros que lideram mais diretamente as propostas consideradas sensíveis vão encabeçar campanhas de convencimento.

E todas as frentes possíveis serão ativadas.

Projeto anticrime

A íntegra

O projeto de lei anticrime formulado pelo ministro Sergio Moro traz alterações em 14 leis.

Leia a íntegra aqui.

CPIs

No atacado

Deputados do PSL fizeram fila ontem para protocolar pedidos de CPIs sobre 1) o uso da verba publicitária entre 2000 e 2015, 2) o funcionamento e as decisões da Comissão Nacional da Verdade e 3) a tragédia de Brumadinho.

Pelo regimento da Câmara, apenas cinco CPIs podem funcionar simultaneamente.

Senado

Em torno da mesa

O presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), convocou para hoje a primeira reunião com as lideranças partidárias.

O pacote anticrime de Sergio Moro, a proposta de reforma da Previdência e a investigação sobre a suposta fraude ocorrida durante a primeira votação para a presidência da Casa serão discutidos como pauta.

Trump

O discurso

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump fará logo mais o tradicional discurso do Estado da União de 2019 (meia-noite, horário de Brasília).

O 'shutdown' ? paralisação do governo federal causado por impasses entre a Casa Branca e o Congresso ? atrasou o megaevento, que este ano deverá ter como foco o emprego e a imigração.

AGENDA

Copom - Começa hoje a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Reunião ministerial - A reunião semanal do Conselho de Governo, presidida pelo vice-presidente Hamilton Mourão, acontece hoje.

EDUCAÇÃO

Democracia e escola - A Câmara dos Deputados lançou uma página de ensino à distância com conteúdos relacionados à democracia e direcionados a professores (veja mais).

SABER

Cinema - O filme 'Green Book: O Guia' baseou-se em guias para fazer o roteiro da viagem do pianista negro, Don Shirley, pelo Sul dos Estados Unidos.

SUSTENTÁVEL

Reaproveitar - Técnicas caseiras para reutilizar sobras de alimentos e materiais (saiba mais).

TECH

Fotos - A plataforma de armazenamento de fotos Flickr vai promover uma limpeza em seus servidores. Siga o tutorial para salvá-las em outro lugar.

BEM-ESTAR

Vacina - O Instituto Butantan está produzindo lotes experimentais de vários tipos de vacinas contra o Influenza H7N9, vírus de origem aviária com potencial para causar uma pandemia.