COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 25.2.19

Cenário - 25.2.19

FSB Inteligência

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Atualizado às 07:57

Maia, Davi e os novos atalhos

A semana projetará Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre como as duas referências mais importantes nesta fase inicial de articulação pró-reforma da Previdência.

Como se sabe, a base governista ainda não está configurada e as duas lideranças do DEM - que já ocupam posições estratégicas em razão dos cargos - tendem a aprofundar seus papeis.

No campo institucional, mobilizações na Câmara e no Senado devem evoluir para acertos partidários que miram o período pós-Carnaval. Tanto Maia como Davi estão preocupados com o cronograma.

Ambos acreditam que negociações precisam ser consolidadas agora - algumas delas até antecipadas. O temor é que os dias de folia comprometam as próximas ondas favoráveis.

O excesso de zelo não se dá sem motivo. 1) há pressões agindo sobre o Planalto e 2) a política de Brasília costuma punir quem não se previne.

Nesse sentido, os pactos iniciais estabelecidos pela equipe econômica e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro serão testados a partir de hoje.

Comunicação

A olho nu

Rodrigo Maia diz ao Valor Econômico que a proposta de reforma está perdendo a batalha da comunicação (assinantes podem ler aqui).

Partidos

Lideranças

Os representantes dos partidos na Câmara têm encontro marcado amanhã com o presidente Jair Bolsonaro para discutir Previdência.

Venezuela 1

Pressão sobre Maduro

O Grupo de Lima reforçará a estratégia de ampliar a pressão diplomática sobre Nicolás Maduro.

A reunião, prevista para hoje na Colômbia, contará com as presenças de Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela, do vice-presidente americano Mike Pence, e do vice-presidente Hamilton Mourão.

Além do Brasil, outros 14 países integram o colegiado - 11 deles não reconhecem Maduro como presidente.

Venezuela 2

Estava ruim e piorou

O governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL) decidiu decretar estado de calamidade na saúde pública.

Com o agravamento da crise na Venezuela, a rede está sendo mais demandada e os hospitais funcionam além da capacidade (veja o vídeo).

Sabatinas

Campos Neto & Cia

Tudo certo para a sabatina de amanhã no Senado com Roberto Campos Neto, indicado pelo governo para ocupar a presidência do Banco Central.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) agendou a transmissão pela internet.

No mesmo dia, haverá outras sessões que devem ratificar nomes para diretorias do BC e para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

AGENDA

Fisco - A Receita Federal libera hoje no site os programas para a declaração do Imposto de Renda de 2019.

Bolsonaro - Entre outras audiências oficiais, o presidente da República tem reuniões hoje com Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça) e Maurício Valeixo (Polícia Federal).

EDUCAÇÃO

Enade - Consulte os gabaritos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 e os padrões de resposta das questões discursivas no site do Inep.

SABER

Artes plásticas - O Instituto Antônio Poteiro, fundado em 2011, preserva a história e a obra do artista plástico. Faça um tour pelas obras que se destacam pela religiosidade e culto ao povo goiano.

SUSTENTÁVEL

FAB - A Força Aérea Brasileira (FAB) implanta o Plano de Logística Sustentável (PLS) e quer contribuir para a conscientização do efetivo, além da manutenção e preservação da natureza.

TECH

Carros - Em março, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra promete revelar tendências futuras da indústria automobilística.

BEM-ESTAR

Carnaval - Um guia completo para o folião. Cuidados que vão desde a segurança pessoal até a saúde (leia mais).