quarta-feira, 25 de novembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Cenário - 2.4.19

terça-feira, 2 de abril de 2019

Ajustes na estratégia

Hoje será mais um dia de conversa nos bastidores para aqueles que apoiam ou se opõem à nova Previdência.

É hora de ajustar a estratégia para o debate sobre as novas regras na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara amanhã.

A audiência pública com o ministro da Economia, Paulo Guedes, é um dos elementos que integram essa estratégia.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, tem mantido reuniões diuturnas com os líderes do governo no Congresso, tentando criar um ambiente amistoso para o ministro na CCJ.

Além disso, interessa ao Executivo passar por essa fase de tramitação sem comprometer nenhum dos pontos anunciados em fevereiro.

Do lado da oposição, as conversas visam ampliar o desgaste do governo e do ministro.

Eles também têm que calibrar a diapasão de suas críticas para não ficarem isolados nos debates sobre o mérito da matéria na comissão especial nas próximas semanas.

Tramitação

Previdência militar

A mudança no sistema de aposentadoria dos militares não começou a tramitar na Câmara. A proposta gerou alguma polêmica e o início formal dos debates no Congresso pode provocar novos desgastes.

Comércio

Brasil na OMC

A condição imposta pelos Estados Unidos para dar apoio ao ingresso do Brasil na OCDE foi de que o país abra mão  do tratamento especial e diferenciado nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Essa mudança não provocaria nenhuma perda de benefícios imediatamente, segundo o Itamaraty. Veja a posição do Ministério das Relações Exteriores sobre o comunicado conjunto das diplomacias brasileira e norte-americana.

Países árabes

Encontro esperado

É aguardada para os próximos dias uma reunião entre o Conselho dos Embaixadores dos Países Árabes com o presidente Jair Bolsonaro.

O encontro foi solicitado após o governo brasileiro anunciar a criação do escritório de promoção do comércio, investimento, tecnologia e inovação em Jerusalém. O novo departamento ficará ligado diretamente ao Ministério das Relações Exteriores.

Venezuela

Crise se agrava

A decisão do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela de retirar a imunidade parlamentar de Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país vizinho, é mais um agravante para a crise venezuelana.

A decisão do TSJ abre inclusive a possibilidade de que o regime chavista prenda Guaidó.

O ato soma-se à chegada de militares russos à Venezuela e à decretação de um racionamento de energia anunciado pelo presidente Nicolas Maduro.

Indústria

Desconfiança em alta

A desconfiança entre os industriais voltou a crescer em fevereiro e as expectativas de geração de emprego e de novos investimentos, que vinham subindo desde o segundo semestre do ano passado, recuaram, segundo a Sondagem Industrial da CNI.

Projeto anticrime

Apoio a medidas

Pesquisa do Instituto DataSenado revela que as medidas propostas pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, para combater a corrupção, o crime organizado e os crimes violentos são conhecidas por de 72% dos entrevistados e 65% deles acreditam que as mudanças legislativas podem beneficiar o país.

AGENDA

Indústria - O IBGE divulga hoje a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, que mostra os indicadores dos setores extrativo e de transformação.

Lançamento - A Agenda Legislativa da Indústria será lançada hoje, às 11h, no plenário Ulysses Guimarães na Câmara dos Deputados.

Seminário - O ministro da Justiça, Sérgio Moro, participa de aula magma no Seminário de Segurança LAAD às 13h.

Encontro - O presidente Jair Bolsonaro participa, às 10h, da abertura do encontro empresarial Brasil-Israel.

EDUCAÇÃO

Portal - A Pearson criou o portal Entretanto para que os professores brasileiros possam compartilhar suas experiências e inspirações. Interessados podem assinar a newsletter aqui.

SABER

Obra - Um mergulho na obra e na biografia de William Shakespeare.

SUSTENTÁVEL

Parque - Conheça mais sobre o Parque Nacional da Floresta da Tijuca, que abriga o Cristo Redentor.

TECH

Museu - Visite o MORI Building, o primeiro museu de arte digital do mundo. Fisicamente, ele fica no Japão.

BEM-ESTAR

Entidade - Um pouco do trabalho da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos.

Atualizado em: 2/4/2019 08:35