terça-feira, 1 de dezembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Cenário - 27.8.19

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Rumos da construção

Um dos setores mais sensíveis a crises, a indústria da construção aguarda com ansiedade uma retomada.

Parte das empresas crê na recuperação dos níveis de atividade pré-recessão e, em grande medida, aposta que os bons números serão refletidos já na performance do segundo trimestre.

A construção é intensiva na absorção de mão de obra e, em tempos de marasmo econômico, também funciona como termômetro eficiente para medir e qualificar saldos passados, a confiança presente e as expectativas.

Levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) informa que o número de lançamentos de imóveis residenciais subiu 96% entre abril e junho, comparado ao primeiro trimestre do ano - aumento em relação ao segundo trimestre de 2018 (leia a íntegra).

No país, o Sudeste se destaca com a alta nos lançamentos: entre janeiro e março de 2019, foram lançados 6.799 casas e apartamentos; já entre abril e junho, 21.044 unidades.

Ainda conforme a CBIC, o volume de vendas de imóveis residenciais novos subiu 22,9% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores - novidade bastante animadora.

A grande questão agora é saber o quanto esse fluxo poderá ser impulsionado pelas medidas recentemente anunciadas pelo governo.

A modalidade de crédito atrelado ao IPCA, por exemplo, é uma das alavancas de maior potencial, segundo o mercado. A outra ajuda são os juros baixos, que na esteira da Selic contaminam de modo positivo investidores e sociedade.

Outro olhar

Copo meio vazio...

A percepção otimista sobre o futuro da construção civil não é unanimidade.

Cálculos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) projetam uma nova queda no segundo trimestre.

Leia aqui (só para assinantes) reportagem de hoje em O Estado de S. Paulo.

Causa verde 1

Paralisia no Congresso

Ao menos duas iniciativas estão congeladas na Câmara em meio ao turbilhão causado pelo debate das queimadas na Amazônia.

Ainda não há comissão instalada para analisar a PEC que dá autonomia às comunidades indígenas para "praticar os atos necessários" em atividades agropecuárias e florestais em suas terras, além de permiti-las comercializar a produção.

Outro item que aguarda definição diz respeito aos próximos passos do grupo de trabalho que elabora o novo marco do licenciamento ambiental.

Causa verde 2

Bolsonaro recebe governadores

O presidente Jair Bolsonaro e os governadores da Amazônia Legal reúnem-se hoje para alinhar um plano de ação conjunto de combate aos incêndios florestais.

Causa verde 3

Salles na TV

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve ontem no programa Roda Viva, da TV Cultura.

Veja ou reveja aqui.

Orçamento

Restrições reais

O Orçamento 2020, que deve ser enviado ao Congresso Nacional nesta semana, é motivo de preocupação e reclamações na Esplanada.

As discussões em andamento apontam para ajustes no custeio que podem endurecer ainda mais o dia a dia da administração federal.

Um bom resumo da conjuntura está no Boletim Macrofiscal, do Ministério da Economia (vale ler, principalmente, a partir da página 11).

Mudança

De partida

De janeiro a julho deste ano, a Receita Federal recebeu 21,8 mil declarações de brasileiros que informaram estar saindo definitivamente do país.

O número está próximo do total de comunicados emitidos em todo o ano passado, quando 23,1 mil pessoas partiram.

AGENDA

Planalto - O presidente Jair Bolsonaro comanda reunião ministerial às 14h30.

Congresso 1 - A CPI do BNDES recebe, às 14h30, o presidente do banco, Gustavo Montezano.

Congresso 2 - O presidente do Banco Central comparece à Comissão de Assuntos Econômicos de Senado às 10h.

Economia - A Secretaria do Tesouro Nacional divulga o balanço do Tesouro Direto de julho.

EDUCAÇÃO

Livros - Bienal do Livro terá programação especial para educadores.

SABER

Legislativo - No site da Câmara é possível conhecer os principais temas debatidos nesta Legislatura e nas passadas.

SUSTENTÁVEL

Para pensar - Recursos naturais que podem acabar e mudar a vida na Terra (leia).

TECH

Cardápio - Netflix testa coleções particulares de sugestões para cada usuário.

BEM-ESTAR

Saúde - Equipamento reduz sintomas do Mal de Parkinson (veja).

Atualizado em: 27/8/2019 09:57