COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 24.9.19

Cenário - 24.9.19

FSB Inteligência

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Atualizado às 08:24

Bolsonaro na ONU

Não será um discurso de improviso, mas em sua estreia na Assembleia Geral das Nações Unidas o presidente Jair Bolsonaro também não pretende empilhar números só para cumprir o protocolo.

Do muito que já foi especulado e do pouco que se sabe oficialmente, a fala buscará o meio termo.

Ao longo dos 20 minutos a que terá direito, Bolsonaro indicará à comunidade internacional que o Brasil não está paralisado, é soberano e que sabe cuidar do que lhe pertence.

As críticas disparadas contra a Amazônia devem ser respondidas de forma enfática e, com certeza, vão ocupar um tempo precioso.

Bolsonaro reforçará seus argumentos com dados que corroboram a ação do governo, acentuando características de sua gestão com foco no presente.

O papel dos países ricos e os esforços globais por um mundo mais limpo e sustentável serão abordados com 'objetividade'. Em linha com o que o próprio Bolsonaro antecipou, o Brasil quer ser ouvido 'sem brigar com ninguém'.

Frases de efeito devem permear quase todo o discurso, que não será monotemático.

Junto com a questão ambiental a economia terá lugar de destaque. E é a partir desta combinação que Bolsonaro pretende cativar a audiência e marcar sua participação no plenário.

Onde assistir

Na TV e na web

O discurso do presidente Jair Bolsonaro - a partir das 9h - e o dia em Nova York poderão ser acompanhados por aqui.

História

Para ver e ouvir

Pronunciamentos (em vídeos e áudios) de personalidades brasileiras e estrangeiras estão disponíveis nos arquivos da ONU.

Senado

Furando a fila

Em um movimento inesperado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou pelo Twitter a convocação para hoje de uma sessão conjunta do Congresso Nacional.

Senadores e deputados vão analisar 15 vetos presidenciais, além do texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020 e algumas propostas que liberam créditos suplementares para ministérios.

Esse ajuste no calendário jogou a votação em primeiro turno da PEC da Previdência para amanhã.

A data originalmente marcada era hoje.

Venezuela

Desdobramentos da crise

O Grupo de Lima voltou a discutir a situação na Venezuela e em um encontro ontem em Nova York colocou sobre a mesa possíveis sanções econômicas ao país.

Argentina

Dia de protestos

Sindicatos e organizações sociais que há semanas lideram passeatas e acampamentos em Buenos Aires em protesto contra a crise econômica enfrentada pelo país prometem novos atos hoje.

Estão previstos bloqueios em pontos estratégicos da cidade.

Reino Unido

Ainda o Brexit

A Suprema Corte britânica concluiu hoje que a decisão do primeiro-ministro Boris Johnson de suspender o Parlamento por cinco semanas foi ilegal.

Nesta manhã, os analistas e a mídia internacional são quase unânimes: interpretam o caso como uma das mais duras e históricas derrotas do político que deseja retirar o Reino Unido da União Europeia.

AGENDA

Copom - O Banco Central divulga hoje a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária com detalhes sobre o corte dos juros básicos.

Inflação - O IBGE informa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro.

Arrecadação - A Receita Federal apresenta hoje pela manhã o resultado da arrecadação de tributos federais e contribuições previdenciárias de agosto.

STF - A 2ª Turma do STF tem na pauta de hoje o julgamento do caso do 'bunker' de R$ 51 milhões encontrado em um apartamento em Salvador atribuído ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e seu irmão, Lúcio Vieira Lima.

EDUCAÇÃO

Matemática - No blog clubes.obmep.org.br amigos podem criar clubes de matemática.

SABER

Bienal - Tudo sobre a 34ª Bienal de São Paulo que começará em fevereiro de 2020.

SUSTENTÁVEL

Clima - O Monitor de Secas acompanha de forma regular e periódica a situação no Nordeste. Veja o vídeo explicativo.

TECH

Apps - A 'Maratona UNICEF Samsung' e o desafio de criar aplicativos que contribuam para a educação.

BEM-ESTAR

Vida moderna - A ONU acaba de premiar o Brasil por ações de controle do tabaco e de segurança no trânsito (leia).