COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 1.10.19

Cenário - 1.10.19

FSB Inteligência

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Atualizado às 08:30

O 'restinho' de ano do STF

Antecipadas pelo ministro Dias Toffoli em junho, as pautas das sessões do Supremo Tribunal Federal em outubro e novembro combinam julgamentos que mexem - entre outros - com a sociedade e o mundo político.

Na lista estão itens como a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal e o orçamento impositivo na saúde.

Os ministros terão de decidir ainda sobre a divisão dos royalties do petróleo e o tabelamento do frete.

Assuntos eleitorais também estão na fila (veja).

Estão previstas sessões sobre registros, prestação de contas e regras de partilha das cadeiras no Legislativo. Além de uma manifestação definitiva do plenário sobre a necessidade de novas eleições em caso de indeferimento de registro de candidatura.

Tudo isso em meio a uma conjuntura institucional absolutamente nova.

As revelações do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e a reação dos ministros da Corte colocam em perspectiva não só o cronograma, mas o ritmo do plenário.

Olhando para atrás, momentos como esse acabaram por sobrecarregar a agenda de dezembro.

Anti-fake news

Canais se espalham

Nos moldes do que veículos de comunicação, empresas e até partidos já fazem, o Planalto e a Câmara dos Deputados montam seus próprios serviços de caça a fake news.

A Presidência da República conta com cerca de 50 pessoas para o monitoramento das redes sociais, conforme releva O Estado de S. Paulo (disponível para assinantes).

Já a Câmara, com o Comprove, faz a checagem de fatos com o apoio de um número de WhatsApp (entenda).

O Ministério da Saúde, há um ano, utiliza o WhatsApp como canal para recepcionar informações consideradas 'virais'. Tudo é conferido pelas áreas técnicas e respondido oficialmente (saiba mais).

Petrobras 1

Ajustes...

Na semana passada, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a atualização do Novo Plano 2020-2024 (ainda em elaboração).

O conceito de 'nova' Petrobras está cada vez mais presente no discurso e nos manuais oficiais.

Petrobras 2

...Aniversário e protestos

A companhia completará 66 anos na próxima quinta-feira, 3. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) quer chamar a atenção para as mudanças que estão em curso e para aquelas que ainda estão por vir.

Atos públicos serão realizados por trabalhadores, estudantes e movimentos sociais no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.

Peru

Impasse nacional

Há uma grave crise instalada entre o Executivo e o Congresso peruanos em torno da forma como são nomeados magistrados da Suprema Corte no país.

Nas últimas horas, o clima piorou bastante e algumas medidas duras - que podem ter impactos imprevisíveis na política e na economia - foram anunciadas.

O presidente Martín Vizcarra dissolveu o Congresso (foi à TV fazer o anúncio). Em resposta, parlamentares aprovaram a suspensão por 12 meses do presidente por "incapacidade moral".

Argentina

Salto da pobreza

Números recém-divulgados pelo Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec) mostram o quanto a crise na Argentina tem sido perversa com as pessoas.

Conforme o levantamento (leia a íntegra), a pobreza no primeiro semestre de 2019 atingiu 35,4% da população - 14,4 milhões de cidadãos.

A indigência também aumentou no período e agora 3,1 milhões de argentinos estão nessa condição.

AGENDA

Previdência - O Senado promete votar hoje na CCJ e em plenário (1º turno) a reforma da Previdência.

China - Os chineses comemoram hoje os 70 anos da Revolução Comunista.

Indústria - O IBGE divulga hoje a Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física - Brasil referente a agosto.

Planalto 1 - Às 14h30, no Palácio do Planalto, acontece a 20ª reunião do Conselho de Governo

Planalto 2 - O presidente Jair Bolsonaro participa no fim da tarde da solenidade de lançamento do Plano AgroNordeste. 

EDUCAÇÃO

Inclusão - O Instituto Benjamin Constant com suas bibliotecas especializadas: espaços de leitura, lazer, estudos e pesquisa acadêmico-científica.

SABER

Cena urbana - O célebre fotógrafo Henry Chalfant e seu olhar urbano e vanguardista em exposição no Museu do Bronx, em Nova York, até 8 de março de 2020.

SUSTENTÁVEL

Decoração - Aquários que demandam pouca manutenção porque combinam o cultivo de plantas, compondo um pequeno ecossistema totalmente em equilíbrio.

TECH

TV - A tela de LED com até 10 metros de largura e resolução 16K.

BEM-ESTAR

Saúde do futuro - Uma coletânea de textos científicos (alguns de acesso livre) que ajudam a entender o que é e para que serve a medicina preditiva.