COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 7.10.19

Cenário - 7.10.19

FSB Inteligência

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Atualizado às 08:57

Realidade (ainda) desafia o consumo

Os indicadores dedicados a medir a confiança do consumidor dão poucas pistas sobre como será o fim do ano.

No calendário do varejo restam apenas três grandes datas - Dia das Crianças, Black Friday e Natal - e ninguém sabe dizer ao certo se elas serão suficientemente atrativas para alavancar 2019.

Embora alguns segmentos ostentem bons números no acumulado entre janeiro e agora, as bolhas de ociosidade na economia estão por trás do efeito que faz a atividade não deslanchar.

Isso impacta a recuperação como um todo, limita a velocidade de uma eventual retomada e bate direto na percepção e na confiança das pessoas, que se retraem e deixam de comprar.

Como agravantes, a conjuntura do mercado de trabalho e o comportamento da renda também não sinalizam com segurança que rumo vão seguir.

Parte dos especialistas mira o primeiro trimestre de 2020, refazendo projeções que pareciam sólidas, mas que acabaram não se confirmando neste ano.

O alento para as vendas nos próximos meses pode estar no crédito.

Com os juros mais baixos, os caminhos para acessar o bolso do brasileiro já não enfrentam tantos obstáculos como antes.

Congresso

Em estoque

Deputados e senadores não conseguiram, na semana passada, zerar as pendências de votações importantes.

Na fila estão 1) o veto presidencial ao projeto que altera regras para partidos políticos e para eleições, 2) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020 e 3) créditos suplementares ao Orçamento 2019.

A sessão conjunta está marcada para amanhã à tarde.

Desestatização

Breve resumo

Em mais um de seus balanços periódicos, o Ministério da Economia confirmou que a União tem 637 participações entre empresas controladas diretamente, subsidiárias, coligadas e simples participação.

O número está detalhado aqui - além de um compilado das privatizações, desinvestimentos e concessões realizados neste ano.

Anti-fake news 

TSE em ação

A Corte eleitoral usará o YouTube e os intervalos da TV Justiça e de emissoras parceiras para explicar ao eleitor a importância de verificar, antes de compartilhar, informações recebidas ou acessadas em redes sociais, aplicativos de celular e sites - conheça o Minuto da Checagem.

Saúde

Carga máxima contra o sarampo

A partir de hoje o Brasil mergulha em uma nova campanha nacional de vacinação contra o sarampo - o 'Dia D' será em 19 de outubro.

A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.

O Ministério da Saúde fechou a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos: 60,2 milhões de doses da tríplice viral.

Saiba os detalhes e assista ao vídeo.

Nobel 2019

Vencedores em medicina

A academia sueca anunciou hoje cedo que os americanos William Kaelin e Gregg Semenza e o britânico Sir Peter Ratcliffe são os ganhadores do Prêmio Nobel 2019 de Medicina.

As pesquisas desenvolvidas pelo trio estudam o comportamento das células diante da oferta de oxigênio, tese aplicada em tratamentos contra anemia e alguns tipos de câncer.

Amanhã, será a vez de conhecer o(s) vencedor(es) na área de Física - acompanhe pelo site oficial.

Vem por aí 1

EUA x China

Liu He, vice-primeiro-ministro chinês, vai liderar esta semana em Washington uma missão de alto nível que poderá dar novos impulsos às negociações com os americanos.

Ajustes que impliquem em uma reforma da política industrial da China ou que desidratem os subsídios do governo - justamente os alvos das queixas dos EUA - estão fora de pauta.

Vem por aí 2

Outra vez o Brexit

Com o presidente francês Emmanuel Macron entre os protagonistas, a União Europeia decidirá nos próximos dias se um acordo sobre o Brexit será possível.

AGENDA

Roda Viva - O ministro do STF Gilmar Mendes será o entrevistado do Roda Vida, da TV Cultura, hoje às 22h.

Câmara - O plenário presta homenagem a Ulysses Guimarães, morto em 1992, pelos 103 anos de seu nascimento.

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro receberá em audiência, às 14h, o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Janot - O ex-procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, lança o livro 'Nada menos que tudo' hoje em São Paulo.

EDUCAÇÃO

Escolas exclusivas - Um ranking (com endereços e contatos) das melhores escolas secundárias só para meninos e só para meninas nos Estados Unidos.

SABER

Arte indígena - Passeie pelo Museu de Arte Indígena (MAI), em Curitiba/PR, o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros.

SUSTENTÁVEL

Resíduos de restaurantes - Dicas sobre como lidar e qual deve ser o descarte correto dos resíduos de alimentos de um restaurante.

TECH

Moda e IA - Conheça a Glitch, primeira marca de moda projetada por inteligência artificial do mundo.

BEM-ESTAR

Rotulagem de alimentos - As consultas públicas sobre rotulagem de alimentos lançadas pela Anvisa: prazos, objetivos e como participar (leia aqui).