COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 10.10.19

Cenário - 10.10.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Atualizado às 10:40

Leilão inaugural

A ANP leiloa agora pela manhã 36 blocos exploratórios de petróleo e gás - ofertados sob regime de concessão.

No total, 17 empresas se inscreveram para participar (acompanhe ao vivo).

As áreas negociadas estão nas bacias sedimentares marítimas de Pernambuco-Paraíba, Jacuípe, Camamu-Almada, Campos e Santos. O bônus de assinatura mínimo é de R$ 3,2 bilhões.

A expectativa, no entanto, é que a arrecadação pode ser maior.

Essa jornada abre uma sequência importante de leilões no setor e vem sendo acompanhada de perto por analistas do setor privado e pelo governo.

Outros dois leilões estão previstos para novembro - o mais aguardado é o que acontecerá no dia 6, quando está agendada a Rodada do Excedente da Cessão Onerosa.

Comércio

Leve alta em agosto

O IBGE divulgou nesta manhã que o comércio em agosto cresceu 0,1% em relação julho.

A leitura do número revela estabilidade, mas é o terceiro mês seguido de taxa positiva. Conforme o IBGE, os super e os hipermercados tiveram papéis importantes no resultado (mais detalhes).

Indústria

Maior amplitude

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) soltou um de seus Textos para Discussão dedicados à indústria.

A percepção positiva é que, mesmo com o baixo crescimento, as aglomerações industriais relevantes (AIR) estão se espraiando por Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Do lado negativo, o documento constata gargalos na produtividade média e no porte de emprego.

Dados

O que pode e o que não pode

Está no Diário Oficial da União de hoje o decreto nº 10.046, que trata da governança no compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal.

O texto também institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados.

Em resumo, o decreto define as normas para o compartilhamento de dados dos cidadãos entre órgãos da administração pública federal e os Poderes (leia a íntegra).

EUA x China

De volta à mesa

Em Washington, americanos e chineses conversam hoje sobre o que é (ou não!) possível avançar em meio ao impasse comercial instalado devido à guerra tarifária travada entre as duas potências.

Como era de se esperar, o dia nos mercados já está sendo influenciado pelo encontro. É a primeira vez que uma reunião desse tipo acontece desde julho.

Pelo lado chinês, o vice-primeiro-ministro Liu He está em ação. Entre os americanos, lideram as equipes técnicas o representante comercial Robert Lighthizer e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

FMI

A marca de Kristalina

O site do FMI mudou. Está moderno, claro, traz elementos multimídia e os documentos estão mais fáceis de serem acessados.

A fala da nova diretora-geral Kristalina Georgieva no encontro anual está em destaque (assista).

AGENDA

Bolsonaro 1 - Em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro encontra-se com o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, participa do Fórum de Investimentos Brasil 2019 e tem reuniões com CEOs de grupos globais.

Bolsonaro 2 - Às 15h15, conforme previsão oficial, Bolsonaro receberá em audiência a direção do jornal O Estado de S. Paulo

STJ - A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga hoje a legalidade de locações de imóveis ou sublocação de quartos em condomínios residenciais.

EDUCAÇÃO

Formando professores - Esforços de governos que já reformaram ou pretendem reformar suas estruturas de carreira de professores. Oito relatórios da Unesco detalham as realidades de Colômbia, Etiópia, Lituânia, México, Peru, Escócia, África do Sul e Tailândia (leia).

SABER

Dia de arte - A programação do Itaú Cultural montada especialmente para o Dia das Crianças.

SUSTENTÁVEL

Faça você mesmo! - Alguns tutoriais disponíveis no Youtube sobre como plantar uma árvore (veja).

TECH

Tecnologia alimentar - O Smart Kitchen Summit (SKS) 2019 é o principal evento dos Estados Unidos voltado ao setor. Gurus e grandes marcas globais compartilham experiências, produtos inovadores e novas tecnologias.

BEM-ESTAR

Cérebro + coração - Uma coletânea com as melhores apresentações do TED sobre inteligência emocional.