COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 11.10.19

Cenário - 11.10.19

FSB Inteligência

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Atualizado às 11:25

Efeito sanfona

O setor de serviços registrou queda de 0,2% em agosto, depois de avançar 0,7% em julho. Não foi a primeira vez que um sobe e desce desse tipo aconteceu.

Dados divulgados mais cedo pelo IBGE mostram que o ano tem sido marcado por altos e baixos (veja o gráfico).

Entre tantos detalhes que merecem um olhar mais atento está o fato de que 1) essa é a quinta taxa negativa do setor em 2019, 2) em relação a agosto de 2018, a queda é de 1,4% e 3) no acumulado do ano, o salto positivo é de 0,5%.

O IBGE registra - e os analistas corroboraram - que o estoque acumulado até agora mostra que esse avanço positivo vem acompanhado de uma 'ligeira perda de dinamismo'.

O movimento de julho para agosto é revelador, em especial quando são observadas as seguintes atividades: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,9%), outros serviços (-2,7%) e serviços prestados às famílias (-1,7%).

Do lado positivo, estão os serviços de informação e comunicação (0,4%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,5%) (a íntegra da pesquisa).

Mais IBGE

Atualizando...

Também agora pela manhã, o IBGE divulgou um importante ajuste no modo como considera determinados itens que são referências para o cálculo da inflação.

Produtos e serviços que entram na fórmula serão atualizados, segundo explicação oficial, para acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo da população.

A alteração ocorrerá a partir de janeiro de 2020.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - a inflação oficial - estará atento à variação nos preços de 56 novos elementos (saiba aqui).

Governo

Normas de sigilo

Está no Diário Oficial da União de hoje a portaria nº 3.320 da Controladoria-Geral da União, que lista os cargos que terão presença na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) (íntegra).

Lula

Planos

Em uma entrevista ao canal de TV France 24 (vídeo em inglês publicado no site da emissora hoje), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma: "Quero me casar quando sair daqui".

Brexit

Preparando o terreno

Com Alemanha e França à frente de uma ação emergencial, a Europa que tenta organizar uma saída coordenada dos britânicos da União Europeia fará neste fim de semana um de seus últimos esforços.

Encontros estratégicos vão rascunhar alternativas para que o Brexit aconteça sem tantos atropelos.

Nos dias 17 e 18 deste mês haverá um dos mais aguardados encontros de cúpula da UE.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, mantém o que prometeu desde o início: o Brexit acontecerá em 31 de outubro independentemente do resultado das negociações.

AGENDA

Bolsonaro - Em Itaguaí/RJ, à tarde, o presidente Jair Bolsonaro participará da cerimônia de integração do submarino Humaitá - a solda final do casco.

Economia - À tarde, um dos painéis do Fórum de Investimentos Brasil, que acontece em São Paulo, discutirá 'As novas fronteiras tecnológicas e as oportunidades no Brasil'.

EDUCAÇÃO

Novo jeito - Os cursos on-line de Harvard voltados ao ensino e à aprendizagem.

SABER

Cinema - Tudo pronto para mais um Festival de Cinema de Roma. Além de filmes, haverá rodas de debates e exposições.

SUSTENTÁVEL

Vip e verde - Conheça o Pavilhão da Sustentabilidade idealizado para a Expo Dubai 2020.

TECH

Elétrico ao mar - O protótipo elétrico da Volvo Penta para quem gosta de desfrutar a vida longe da terra firme.

BEM-ESTAR

Alimentação - Manteiga ou margarina? Saiba as diferenças que vão muito além do gosto.