COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 17.10.19

Cenário - 17.10.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Atualizado às 09:43

Brexit (outro passo)

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson e o presidente da Comissão Europeia Jean Claude Juncker foram às redes sociais logo cedo para anunciar que um acordo foi alcançado entre o Reino Unido e a UE sobre o brexit.

Ambos reforçaram mensagens que tentam passar a impressão de que a retirada será ordenada.

Os líderes indicaram que o acerto abre espaço para um bom relacionamento futuro e que há segurança jurídica para todos - sobretudo para os cidadãos e os negócios.

Representantes da União Europeia têm uma nova rodada de conversas hoje e amanhã em Bruxelas (Bélgica). Se o acordo passar por essa etapa será a vez de os Parlamentos se manifestarem. O próximo estágio é obter a aprovação no Parlamento britânico.

Justamente aí as tensões se renovam. O aval para a saída do bloco ainda é incerto porque políticos britânicos já se manifestaram contrários ao acerto anunciado hoje.

Alguns dos principais partidos da oposição nem bem esperaram o detalhamento para indicar que estão contra a proposta.

Uma votação está marcada para sábado, 19. O prazo estabelecido para o brexit é até 31 de outubro.

STF

Como será o julgamento

O presidente do STF Dias Toffoli fez ontem um breve resumo sobre como será a sessão de hoje que vai tratar da prisão de condenados em segunda instância.

1) os ministros não votam - isso só ocorrerá na manhã de quarta-feira (23), 2) a Corte fará apenas a leitura do relatório do ministro Marco Aurélio, 3) serão ouvidas manifestações de advogados, além da PGR e da AGU.

Na TV

Para quem quiser assistir

O canal do STF no Youtube está aqui.

CNJ

Os números

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou que a decisão do Supremo sobre o cumprimento de pena só depois do trânsito em julgado pode impactar cerca de 5 mil presos (leia o comunicado oficial).

Lula

Mais uma entrevista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala ao Uol.

5G

Olhando pra frente

O Conselho Diretor da Anatel reúne-se hoje - é possível acompanhar ao vivo por aqui.

Serão debatidas, entre outras coisas, propostas de consultas públicas do edital de licitação para o 5G.

Acesse a pauta completa da reunião aqui.

Renda

Abismo à brasileira

A pesquisa do IBGE que mostra em detalhes o perfil da renda e suas distâncias na população está aqui.

Um resumo: "a parcela de maior renda arrecadou R$ 27.744 por mês, em média, enquanto os 50% menos favorecidos ganharam R$ 820".

Crédito imobiliário

Retrato em alta definição

O Banco Central informou ter aprimorado e ampliado a divulgação de informações que ajudam a entender o universo do crédito imobiliário no país.

Os dados estão mais amigáveis e a consulta ficou mais nítida (veja).

AGENDA

Bolsonaro - Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro recebe - em audiências separadas - Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura, e Salim Mattar, secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia.

Guedes - O ministro da Economia Paulo Guedes recebe nesta manhã em audiência conjunta os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia.

Câmara - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público discute pela manhã a conjuntura do emprego com a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, e o presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Bernardino Jesus de Brito.

IBGE - Sai o resultado da pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo (2017).

EDUCAÇÃO

Inclusão - O que defende a Unesco no campo da educação inclusiva: livros e estudos técnicos orientam percepções e apontam caminhos.

SABER

Da Vinci - A exposição em homenagem a Leonardo da Vinci no Louvre, em Paris, começa neste mês e vai até fevereiro de 2020.

SUSTENTÁVEL

Alternativa - O trabalho da Ellen MacArthur Foundation e o conceito de economia circular.

TECH

Óculos - Um ranking com tutoriais e preços dos melhores e mais modernos óculos inteligentes disponíveis no mercado.

BEM-ESTAR

Outubro rosa - As ações do Inca para alertar e conscientizar as pessoas.