COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 12.11.19

Cenário - 12.11.19

FSB Inteligência

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Atualizado às 10:21

Bolsonaro em movimento

As especulações que marcam o dia estão quase todas concentradas hoje no futuro político do presidente Jair Bolsonaro.

Mídia, parte dos aliados e setores adversários dão como certa a saída do PSL e a migração para uma nova legenda - existente ou ainda a ser criada.

Entre as teorias que circulam em Brasília - e que explicariam o movimento - está a de que a mudança, além de urgente pelas razões já tornadas públicas, é também estratégica.

O entorno de Bolsonaro vê que a cena político-eleitoral ganhou novas nuances com a soltura do ex-presidente Lula. E quer, segundo indicam lideranças próximas ao presidente no Congresso, marcar posições.

No horizonte traçado por apoiadores, a troca partidária fortalece Bolsonaro nos embates que serão travados com o petista.

E, claro, abre perspectivas consideradas promissoras para as eleições municipais de 2020.

Partidos

Mar de letras

Atualmente, há 35 partidos políticos registrados no TSE. Outros quase 80 aguardam na fila à espera de autorização para começar a atuar (veja a lista).

Trabalho

Detalhes do plano do governo

Está no Diário Oficial da União de hoje a Medida Provisória que institui programa Verde Amarelo.

O objetivo é estimular a criação de vagas formais para as faixas mais jovens da população, além de inserir de forma mais justa e efetiva no mercado de trabalho pessoas com deficiência e reabilitados.

O plano prevê ainda microcrédito para pessoas de baixa renda (saiba mais).

Serviços

Alta em setembro

O IBGE divulgou mais cedo que, em setembro, o setor de serviços cresceu 1,2% em relação a agosto.

É o melhor resultado para um mês de setembro desde 2014.

Na comparação com o mesmo período de 2018, o volume de serviços subiu 1,4%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) completa está aqui.

Dia do solteiro

Black Friday chinesa

O Alibaba Group informou a geração de US$ 38,4 bilhões em volume bruto de mercadorias comercializadas ontem, Dia do Solteiro - aumento de 26% em comparação até 2018 (saiba mais).

"Hoje (ontem), mostramos ao mundo como é o futuro do consumo para marcas e consumidores", disse Fan Jiang, presidente da Taobao e Tmall.

Outros números:

200 mil marcas participantes

1 milhão de novos produtos lançados

1,3 bilhão de pedidos de entrega processados


Cessão onerosa

Quanto e para quem

A Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) da Câmara dos Deputados calculou quanto cada município receberá do montante arrecadado no leilão realizado na semana passada das áreas do pré-sal (veja).

Segurança alimentar

Apelo da FAO

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lidera um esforço global para salvar plantas que correm riscos de desaparecer em razão das mudanças climáticas.

O Tratado Internacional de Recursos Genéticos Vegetais para Alimentação e Agricultura é a porta de entrada dessa iniciativa.

O sistema fornece a agricultores e cientistas acesso a materiais genéticos vegetais.

AGENDA

Previdência - O Congresso Nacional realiza hoje pela manhã sessão solene para promulgar a reforma da Previdência.

PEC Paralela - À tarde, no Senado, devem ser votados em plenário quatro destaques da PEC Paralela, que inclui estados e municípios na reforma da Previdência - o segundo turno de votações pode acontecer ainda hoje.

2ª instância - A CCJ da Câmara pode votar hoje a PEC 410/18, que permite a prisão após condenação em segunda instância.

Bolsonaro - Entre 9h e 16h, o presidente Jair Bolsonaro recebe no Planalto em audiências separadas os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), Osmar Terra (Cidadania) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

Guedes - O ministro da Economia Paulo Guedes tem reunião às 11h com líderes do governo na Câmara dos Deputados e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

EDUCAÇÃO

Além da sala de aula - O que faz a Discovery Education, líder global em recursos curriculares digitais baseados em padrões. Tenha acesso a livros digitais, conteúdo multimídia e à maior comunidade de desenvolvimento profissional do gênero.

SABER

Teatro Colón - A programação de novembro e dezembro de uma das casas de ópera mais importantes do mundo (veja).

SUSTENTÁVEL

Poluição - As emissões de carbono das 20 maiores economias do mundo estão crescendo, informa o relatório da Climate Transparency.

TECH

Satélites - A SpaceX lançou ontem 60 satélites como parte de um projeto conhecido como 'constelação de internet' (Starlink), que prevê o funcionamento em rede para fornecer conexões de internet sem fio.

BEM-ESTAR

Vaping - O presidente americano Donald Trump terá encontros esta semana com representantes da indústria do cigarro eletrônico (saiba mais).