COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 13.11.19

Cenário - 13.11.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Atualizado às 11:57

Brics à mesa

Começa hoje e vai até amanhã, em Brasília, mais um encontro de cúpula do Brics.

A reunião do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul colocará em perspectiva a agenda (atual e futura) do bloco em meio à desaceleração da economia global.

Há preocupações comuns que terão bastante destaque nas rodas das lideranças mundiais e de suas equipes. Caso, por exemplo, dos embates tarifários entre países e de certo avanço protecionista que parece não ter freios.

Para além do olhar dedicado a questões de apelo coletivo, o encontro também reservará momentos específicos. Neles, as nações vão expor angústias particulares.

Nesse sentido, há indicativos de que China e Rússia devem se projetar frente aos demais.

Pelo peso que têm dentro do clube e devido ao alcance potencial de suas questões específicas - quase todas centradas na economia - esse protagonismo (se confirmado) deixará um legado próprio.


Foto: José Cruz/Agência Brasil

Temas paralelos

A lista

A questão ambiental e as turbulências na América do Sul e na Ásia podem ganhar relevância inesperada na cúpula dos Brics.

Itens como regulação, ritmo do investimento, fluxo do dinheiro, ciência, tecnologia, inovação e saúde, também.

Brasil

Voz do anfitrião

Pragmatismo e objetividade - aplicados à economia e às relações internacionais - são duas mensagens importantes que o Brasil quer reforçar nessa reunião dos Brics.

Comércio

Números de setembro

O IBGE divulgou mais cedo que as vendas no varejo cresceram 0,7% em setembro na comparação com agosto - quinto resultado positivo consecutivo.

O detalhamento da pesquisa está aqui e indica, entre outras coisas, que a recuperação do setor está em curso e que há maior dinamismo da atividade comercial nos últimos três meses.

Campo

Safra menor

Também pela manhã, o IBGE soltou o primeiro prognóstico para a safra 2020.

A estimativa é de 238,5 milhões de toneladas - redução de 1% em relação a 2019 (veja a íntegra).

Conjuntura

Olhando de cima

Estão disponíveis para consulta o Relatório Mensal e a Distribuição de Frequência do Prisma Fiscal de novembro de 2019 - ambos elaborados pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

Orçamento

Nada mais retido

O governo confirmou o desbloqueio de R$ 16,7 bilhões do Orçamento 2019. Do contingenciamento realizado meses atrás, nada mais está represado.

Conforme explicação do Ministério da Economia, o movimento foi possível devido ao ingresso de recursos arrecadados no leilão de petróleo no excedente da cessão onerosa (leia a íntegra).

2ª Instância

Como está

Os movimentos dentro do Congresso sobre mudanças na Constituição que restabeleçam a prisão após condenação em segunda instância assumiram uma dinâmica imprevisível.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, descartou uma nova Constituinte para tratar disso. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deu sinais favoráveis à ideia.

Na CCJ da Câmara, ontem, foram cerca de 12 horas de reunião e a votação da PEC 410/18 - que permite a prisão de réus condenados em segunda instância - foi adiada para a próxima semana.

No Senado, a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), disse que a PEC 5/2019 sobre o assunto será votada na semana que vem.

PEC Paralela

Outro dia

Por falta de quórum, o plenário do Senado adiou para a próxima semana a conclusão da votação da PEC Paralela, que inclui estados e municípios da Nova Previdência (PEC 133/2019).

O texto-base foi aprovado em primeiro turno na semana passada, mas restam quatro destaques e a votação em segundo turno.

AGENDA

Bolsonaro + BRICS - Ao meio-dia, o presidente Jair Bolsonaro fará uma declaração à imprensa e à noite haverá um jantar no Itamaraty oferecido aos líderes do bloco.

Enem - O gabarito oficial das provas do exame será divulgado hoje (acesse).

EDUCAÇÃO

Férias com aventura - O programa de viagens de férias para jovens mantido pela National Geographic: expedições estudantis ricas em conhecimento e novas descobertas (saiba mais).

SABER

Pôsteres - A loja de pôsteres raros da coleção do MoMA. Vários formatos e preços - alguns itens em quantidades extremamente limitadas.

SUSTENTÁVEL

Estrada de plástico - Como atua a empresa que está pavimentando ruas de Los Angeles com asfalto feito, em parte, de garrafas plásticas recicladas (conheça).

TECH

E-sports - A Universidade de Berkeley e o conceito de estudante-atleta-jogador.

BEM-ESTAR

Saúde dos médicos - Como o avanço dos algoritmos de diagnóstico e a inteligência artificial (IA) podem ajudar a combater a onda de esgotamento dos médicos (veja).