COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 18.11.19

Cenário - 18.11.19

FSB Inteligência

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Atualizado às 08:55

Viés de alta no consumo

São firmes as apostas de que a Black Friday e o Natal deste ano têm tudo para superar as edições de 2018.

O caldo positivo vem ganhando força desde o início de novembro por causa das campanhas de marketing e promoção, que foram propositalmente antecipadas nas ruas, na internet e nos shoppings.

Pelos resultados preliminares, comprar presentes parece mesmo ser uma das metas do brasileiro.

Apesar disso, o desejo de consumo só será confirmado nos próximos dias.

É que estão por vir pesquisas que medem a confiança das pessoas e dos empresários. São esses levantamentos que testarão as estratégias do varejo e da indústria.

Espera-se por um viés de alta, mas há ao menos um obstáculo pelo caminho que merece atenção: o endividamento das famílias.

Recentemente, entidades setoriais divulgaram números que mostram que o estoque de inadimplência cresceu em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda que os juros estejam em queda e o crediário alavanque as vendas futuras, sempre que a roda do consumo fica pressionada por dívidas velhas a tendência é girar mais devagar.


Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Liquidações

Quase na hora

Os números são do site Black Friday 2019 - Brasil:

- o pico da atividade de compras ocorrerá entre 11h e 13h da sexta-feira (29) e das 19h às 20h do mesmo dia

- em média, três produtos serão adquiridos

- o gasto médio vai girar em torno de R$ 311 por pessoa (lojas físicas + comércio on-line)

Partidos 1

Dissidentes

Parlamentares que anunciaram a saída do PSL prometem realizar na quinta-feira, 21 o primeiro encontro do novo partido, a Aliança pelo Brasil.

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais e servirá, entre outras coisas, para formalizar a escolha dos membros da Executiva Nacional.

O presidente Jair Bolsonaro é aguardado e, caso compareça, deverá discursar.

Partidos 1

Lula e o PT

Está confirmado - inclusive com a presença do ex-presidente Lula - o Congresso Nacional do PT, em São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

STF

Acesso a dados do ex-Coaf

Termina hoje às 18h o prazo estipulado pelo presidente do STF ministro Dias Toffoli para que a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) - antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) - informe quais instituições e agentes são cadastrados para receber os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs).

O pedido de informações abrange os últimos três anos.

Leia aqui a decisão.

Trabalho

Sindicatos reagem

Centrais sindicais e representantes de organizações ligadas ao trabalho discutem hoje em São Paulo uma agenda de enfrentamento ao plano de criação de empregos lançado este mês pelo governo federal - ações concentradas na MP que cria o Contrato Verde e Amarelo.

Amanhã, será apresentado o calendário de mobilização com atos programados até 1º de maio de 2020.

Conjuntura

A dívida do mundo

O Instituto Internacional de Finanças (IIF) informou que a dívida global atingiu a cifra recorde de US$ 250 trilhões.

A explicação no relatório é que o aumento nos empréstimos nos EUA e na China impulsionaram um salto importante nesse número.

O (IIF) é uma associação global com cerca de 450 membros de mais de 70 países.

AGENDA

Bolsonaro 1 - O presidente Jair Bolsonaro recebe pela manhã em audiência no Palácio do Planalto o presidente-executivo da Huawei no Brasil, Wei Yao.

Bolsonaro 2 - À tarde, o presidente se reúne em audiências separadas com os ministros Paulo Guedes (Economia), André Luiz de Almeida (AGU) e Abraham Weintraub (Educação).

Roda Viva - O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, será entrevistado logo mais, às 22h, na TV Cultura.

Celulares - Linhas pré-pagas com cadastros desatualizados serão bloqueadas a partir de hoje. A medida vale para Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo (saiba mais).

Sarampo - Começa hoje a segunda fase da campanha nacional contra sarampo. O foco são adultos de 20 a 29 anos.

EDUCAÇÃO

IBGEeduca - O portal de educação do IBGE com conteúdos para crianças, jovens e professores.

SABER

MIS Experience - Em São Paulo, um novo espaço do Museu da Imagem e do Som adaptado para receber exposições interativas e imersivas. A mostra inaugural é "Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio" (veja).

SUSTENTÁVEL

F1 verde - A principal categoria do automobilismo mundial quer ser carbono zero até 2030 (saiba mais).

TECH

Carros - Os segredos já revelados e as inovações que serão anunciadas no Los Angeles Auto Show 2019.

BEM-ESTAR

Fome e infância - Uma pesquisa do Unicef mostra que a desnutrição atinge um terço das crianças do mundo com menos de 5 anos.