COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 22.11.19

Cenário - 22.11.19

FSB Inteligência

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Atualizado às 11:25

Semana Trump

A sequência de audiências públicas com autoridades americanas no processo que investiga o presidente Donald Trump seguiu esta semana um roteiro clássico de superexposição.

Os testemunhos colhidos pelo Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes foram acompanhados por milhões de pessoas ao longo de horas de transmissões ao vivo na TV e na internet.

O inquérito de impeachment apura se Trump usou o cargo de modo indevido para pressionar a Ucrânia a levantar supostos deslizes de Hunter Biden, filho de Joe Biden, senador democrata cotado para disputar a Casa Branca em 2020.

Todas as acusações são negadas pelo presidente, que ataca os críticos e os funcionários que já prestaram depoimentos. Trump repete com insistência que a operação é, na verdade, uma "caça às bruxas" pré-eleitoral.

Observando o caso de uma ponta a outra - inclusive seus contornos midiáticos e políticos -, quase nada fugiu à regra até o momento.

Desde que foi aberto em outubro, o inquérito contra Trump passou a ocupar espaços relevantes entre os segmentos da sociedade americana e isso deverá ganhar ainda mais peso na medida em que revelações, ruídos e polêmicas se tornarem mais frequentes.

Pesquisas sobre o impeachment e seus desdobramentos aquecem esse caldo de expectativas.

Um dos levantamentos de maior impacto, feito pelo The Wall Street Journal e pela NBC News, indicou no início de novembro que 49% dos americanos são favoráveis ao impeachment. Em relação à investigação parlamentar, 53% responderam concordar.


Gordon Sondland: embaixador dos EUA na União Europeia

Na íntegra

Vídeos completos

Estão disponíveis para consulta as sessões com todos os depoimentos de personalidades que falaram até agora no processo de impeachment contra Donald Trump (assista).

Embaixador

À espera

O governo americano aprovou a indicação do diplomata Nestor Forster para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, mas a sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado só deverá acontecer no início de 2020.

2ª instância

Cronograma

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, anunciou a criação da comissão especial para analisar a PEC 199/19, que permite a prisão após a condenação em segunda instância.

O texto já passou pela CCJ.

A comissão especial terá 34 integrantes.

PT

O encontro

Com a presença do ex-presidente Lula, o PT abrirá hoje, em São Paulo, mais um congresso nacional do partido - vai até domingo.

A intenção era realizar um grande ato político em local público. Segundo nota distribuída aos militantes, porém, as "condições meteorológicas" para a noite não permitirão.

Inflação

Quase no chão

O IBGE divulgou pela manhã que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) - prévia da inflação oficial - ficou em 0,14% em novembro.

A taxa mostra uma leve aceleração se comparada a outubro (0,09%), mas esse é o menor resultado para um mês de novembro desde 1998 (leia mais).

Conjuntura

Tudo lá

Dados abertos com os créditos inscritos em dívida ativa da União e junto FGTS estão disponíveis.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) afirma que a ação atende às melhores práticas de transparência.

Carteira estudantil

Saem as especificações

Está no Diário Oficial da União de hoje a portaria que estabelece o padrão nacional de certificação digital para a carteira de identificação estudantil.

AGENDA

Bolsonaro - Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro fará uma palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro.

FGTS - A Caixa libera hoje os saques de até R$ 500 do FGTS para não correntistas nascidos em junho e julho.

EDUCAÇÃO

Integral - Um guia elaborado pelo Instituto Ayrton Senna aborda de forma bem completa a alfabetização na perspectiva da educação integral.

SABER

Comunicação - O e-book 'Ambiente contemporâneo da comunicação' explora o impacto da internet, das redes sociais e outras Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) sobre a sociedade (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Foco na floresta - Informações úteis, pesquisas exclusivas, artigos científicos, mapas, vídeos e fotos: visite o site do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

TECH

6G - As pesquisas na China já começaram e o país tem planos de lançar redes 6G em 2030 (leia mais - site necessita de tradução do navegador).

BEM-ESTAR

Música é saúde - Uma pesquisa encomendada pelo serviço de streaming Deezer descobriu que ouvir pelo menos 78 minutos de música por dia faz bem e ajuda na manutenção de um estilo de vida saudável.