COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 28.11.19

Cenário - 28.11.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Atualizado às 09:42

O sprint do Congresso

Ainda que o fluxo não esteja totalmente desobstruído, votações importantes foram destravadas na Câmara e no Senado esta semana.

A aceleração mirou projetos de iniciativa do Legislativo, do governo e mistos que aguardavam por definição política ou simplesmente uma janela.

Entre os itens de maior apelo está a medida provisória 890, que autoriza a criação do programa Médicos Pelo Brasil no lugar do Mais Médicos - aprovada por senadores, ontem.

Já os deputados votaram o projeto de lei 5082/16, que prevê a criação do clube-empresa, e indicaram uma série de acordos que, se confirmados ao longo dos próximos dias, podem dar tração à pauta de fim de ano.

Em sessões conjuntas, também houve avanços.

Uma das referências foi a análise dos vetos presidenciais - sete foram derrubados. Restam alguns poucos que serão levados a voto na terça-feira, 3.


Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

ORÇAMENTO 2020

Caminho (quase) livre

Ao tirar da frente quase tudo o que estava represado, parte do esforço estratégico volta-se agora à votação do Orçamento 2020 (PLN 22/2019).

A previsão mais recente indica uma sessão em 17 de dezembro - última semana de trabalhos no Congresso antes do recesso.

DÓLAR

Terceiro recorde

O câmbio oficial demarcou pela terceira vez seguida mais um recorde nominal. O dólar está agora mais perto dos R$ 4,30 do que dos R$ 4,20.

O Banco Central promoveu leilões de dólares considerados inesperados para tentar conter a alta excessiva da moeda, mas eles não surtiram efeito integral.

PRÉ-BLACK

Começou!

Oficialmente, a Black Friday é só amanhã, mas no e-mail e no Whatsapp as promoções já começaram.

CHEQUE ESPECIAL

Teto

Está no Diário Oficial da União (onde consta outubro, lê-se novembro) a resolução que dispõe sobre as mudanças nos juros do cheque especial.

Para entender:

- o Conselho Monetário Nacional aprovou o que chama de redesenho do produto

- o objetivo, segundo o BC, é torná-lo menos regressivo e mais eficiente

- o que ocorre hoje é classificado como "falha de mercado"

- a resolução define que a taxa de juros não poderá superar 8% ao mês

- a norma permite às instituições financeiras a cobrança de tarifa pela disponibilização de limite de cheque especial

BANCOS CENTRAIS

Debate e conceito

No site do FMI, um dos estudos em destaque aborda um tema que, no Brasil, é discutido há anos: a independência do banco central.

O texto retroage aos anos 1970, olha para experiências internacionais e faz um elogio e tanto ao conceito, dizendo ser esta "uma força valiosa e estabilizadora para países que buscam decisões de política monetária livres de política" (leia a íntegra).

Lembrando que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou neste mês um projeto de lei complementar que trata da nomeação e demissão de presidente e diretores do BC, no contexto das discussões sobre autonomia.

SOCIEDADE

Expectativa de vida

O IBGE atualizou a tábua de mortalidade para o Brasil e a versão de 2018 está aqui.

AGENDA

TCU - Acontece hoje o 3º Fórum Nacional de Controle - Integrando o Brasil para fazer bem. O evento acontece em Brasília e é realizado pelo TCU e instituições parceiras (saiba mais).

Contas - O Tesouro Nacional divulga o Resultado Primário do Governo Central de outubro.

Bolsonaro 1 - Pela manhã, consta entre os compromissos do presidente Jair Bolsonaro audiência, no Palácio da Alvorada, com os advogados Admar Gonzaga, e Karina Kufa.

Bolsonaro 2 - A partir do meio-dia, o presidente receberá em audiências separadas, no Palácio do Planalto, os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Sergio Moro (Justiça) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

Bolsonaro 3 - Ainda à tarde, outro compromisso é uma audiência com Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

STF - O plenário segue hoje com o julgamento do recurso extraordinário 1055941 que trata da possibilidade de órgãos de fiscalização compartilharem dados bancários e fiscais das pessoas com o Ministério Público, para fins penais, sem autorização prévia do Judiciário (veja).

EDUCAÇÃO

Andragogia - Ensinar adultos, utilizando métodos adequados. Essa ciência estimula a busca por caminhos e estratégias de aprendizagem (saiba mais).

SABER

Chespirito - O universo de Chaves, Chapolin e Cia levou para a TV fragmentos da literatura clássica em adaptações que marcaram gerações (assista).

SUSTENTÁVEL

Mudanças climáticas - visão de que o mundo está em uma emergência e que medidas urgentes e efetivas precisam ser tomadas agora (entenda).

TECH

Data translator - Alguns dos artigos mais completos sobre essa nova fronteira profissional. Entenda os desafios de agora e os que ainda virão (acesse mckinsey, forbes, growthtribe e fortune).

BEM-ESTAR

N'água - Destinos de fontes termais do mundo que proporcionam momentos únicos de renovação para o corpo e a alma (veja o roteiro).