COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 29.11.19

Cenário - 29.11.19

FSB Inteligência

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Atualizado às 11:16

Ida às compras

As liquidações que prometem encher ruas, shoppings e internet hoje vão realizar sonhos acumulados ao longo do ano, mas serão também uma ótima oportunidade para colocar à prova as expectativas.

Nos últimos meses, consumidores e empresários jogaram para cima a confiança de que essa temporada de compras será uma das melhores já vistas.

A Black Friday deve movimentar R$ 3,67 bilhões em vendas, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo(CNC). Tanto dinheiro pulverizado assim na economia mexe com as projeções.

Quem acompanha a conjuntura, e calibra o olhar retroativo,acredita que a roda do consumo não vai parar nesta sexta-feira (29).

Se as boas previsões se confirmarem, é muito provável que uma parte da empolgação contamine os planos para o Natal e que o fluxo de vendas seja estendido até lá.

OLHO NAS OFERTAS 

    Sem pegadinhas

Assim como os varejistas, as entidades de defesa do consumidor prepararam para hoje estratégias de acompanhamento e ações exclusivas.

A Proteste foi a campo para documentar movimentos do comércio e descobriu que a variação de preços de 800 produtos, em 42 lojas on-line, entre os meses de julho e outubro, pode ultrapassar 130% (saiba mais). 

EUA

    Onde a 'magia' acontece

A National Retail Federation apresenta-se como a maior associação de comércio varejista do mundo e calcula que, até segunda-feira(02), 165,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos vão comprar alguma coisa(entenda e veja as previsões).

 

DESEMPREGO

    Taxa de outubro

O IBGE divulgou mais cedo que o desemprego oficial medido pela Pnad Contínua ficou em 11,6% no trimestre encerrado em outubro.

Isso corresponde a uma população desocupada de 12,4 milhões de pessoas.

O resultado ficou estatisticamente estável, conforme o IBGE,tanto em relação ao trimestre de maio a julho de 2019 (11,8%) como na comparação com o mesmo trimestre de 2018 (11,7%).

A população ocupada soma 94,1 milhões - cresceu em relação ao trimestre anterior e frente ao mesmo período de 2018.

Já o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado bateu os 33,2 milhões - em estabilidade, conforme o IBGE.

Empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado somaram 11,9 milhões de pessoas: novo recorde na série histórica (veja a íntegra da pesquisa).

ORÇAMENTO

    Números para guardar

O Diário Oficial da União publica hoje o relatório resumido da execução orçamentária do governo federal relativo a outubro.

Parece uma coleção de números. E é!

Apesar disso, a divulgação é importante. Principalmente para quem coleta e usa as informações para projetar padrões para novembro e dezembro.

FUNCIONALISMO X PREVIDÊNCIA

    Explicando...

A Secretaria de Previdência, ligada ao Ministério da Economia, elaborou uma nota técnica em que detalha e analisa as mudanças promovidas pela reforma nos regimes próprios (destinados exclusivamente aos servidores públicos) de estados, municípios e Distrito Federal.

Para consulta ou melhor entendimento, a íntegra está aqui.

AGENDA

BOLSONARO

À tarde, em Resende (RJ), o presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de inauguração da 8ª Cascata de Ultracentrífugas da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio

 TCU

O 3º Fórum Nacional de Controle - Integrando o Brasil para fazer bem - termina hoje. O evento acontece em Brasília e é realizado pelo TCU e instituições parceiras (veja)

 

 EDUCAÇÃO

Colônia de férias - O Centro de Movimento Deborah Colker, no Rio de Janeiro, propõe à criançada um mergulho em atividades como dança,música, artes plásticas, teatro, circo, culinária e esportes (veja)

 SABER

Arte e robôs - Patrick Tresset, um artista de Bruxelas,desenvolve instalações teatrais com agentes robóticos como atores (conheça)

SUSTENTÁVEL

Pesca - De receitas com pescados a compromissos de equilíbrio firmados com o planeta. De lazer a profissão, tudo o que importa saber (entenda)

 TECH

Ponto cego - Adolescente americana encontra uma solução que promete acabar com os pontos cegos dos carros (leia mais)

 BEM-ESTAR

Osteoporose - O diagnóstico e o tratamento da doença caracterizada pela diminuição da massa óssea (entenda)