COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 4.12.19

Cenário - 4.12.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Atualizado às 09:48

Grande noite do compliance

Foram anunciadas ontem, em Brasília, as 13 empresas vencedoras da primeira edição do Guia Exame de Compliance.

Resultado da parceria inédita entre revista Exame, FSB Comunicação e Fundação Dom Cabral, o prêmio reuniu cerca de 300 pessoas entre executivos, gestores e especialistas na área.

Ao todo, 543 empresas se inscreveram - volume considerado recorde para levantamentos desse tipo.

A premiação contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que elogiou a iniciativa. Para ele, sistemas de controle devem ser ampliados e fortalecidos por organizações públicas ou privadas.

Apoiadores e outras personalidades também defenderam as boas práticas como regra no mundo dos negócios.

O ex-ministro-chefe Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, a diretora-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Heloisa Bedicks, e o professor da Fundação Dom Cabral, Dalton Sardenberg, debateram o compliance no Brasil sob diversas perspectivas e reforçaram conceitos que estão ganhando cada vez mais espaço no país (leia a reportagem sobre o evento em Exame online).

VENCEDORES

Setor a setor

Bridgestone (Automotivo)

3M (Bens de Consumo)

Whirlpool (Eletroeletrônicos)

BP Biocombustíveis (Energia)

Takeda (Farmacêutica)

Loga Logística Ambiental de São Paulo (Infraestrutura)

Elo (Instituições Financeiras)

Veracel (Papel e Celulose)

Basf (Química)

Fleury (Saúde)

Brink's Segurança e Transporte de Valores (Serviços)

ArcelorMittal Brasil (Siderurgia e Metalurgia)

Magazine Luiza (Varejo)

SOCIEDADE

O instituto do general

Será lançado hoje, em Brasília, o Instituto General Villas Bôas (IGVB), uma iniciativa pessoal e filantrópica que pretende preservar a memória do trabalho no Exército, promover debates sobre o desenvolvimento do Brasil e apoiar pessoas com doenças raras, crônicas e deficiências a ter informação e acesso às chamadas tecnologias assistivas, que ajudam a mantê-las ativas.

ORÇAMENTO

Rito e ritmo

O fluxo de aprovação do Orçamento 2020 - último compromisso do Congresso Nacional antes do início do recesso - segue (até agora) seu caminho.

A Comissão Mista deve votar hoje o parecer preliminar do relator-geral, deputado Domingos Neto (PSD-CE).

Ontem, foi aprovado o parecer do relator da receita, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), que elevou em cerca de R$ 7 bilhões as receitas da União.

PIB

O que pensa a SPE

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia registrou com otimismo em uma nota técnica (leia a íntegra) o salto de 0,6% dado pelo PIB no terceiro trimestre.

Destaques apontados: 1) crescimento do investimento privado e 2) retomada do consumo.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Regras para denunciar

O Diário Oficial da União publica hoje um decreto que estabelece salvaguardas de proteção à identidade de pessoas que denunciam ou querem denunciar ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal.

TRUMP

Curso do inquérito

A Comissão de Inteligência da Câmara de Representantes dos Estados Unidos deu mais um passo político para fortalecer o processo de investigação aberto contra o presidente Donald Trump.

Um relatório de 300 páginas divulgado ontem pelo colegiado detalha o caso e expõe os fundamentos de tudo o que foi coletado até agora.

Um resumo está aqui. E o documento completo pode ser lido aqui.

AGENDA

STF - O plenário discute hoje e deve deixar mais claro quais serão os parâmetros para o compartilhamento de dados da Receita Federal e da Unidade de Inteligência Financeira (ex-Coaf) com órgãos de investigação como Ministério Público e Polícia Federal.

2ª Instância - A CCJ do Senado realiza hoje audiência pública com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e outros especialistas para debater o projeto que estabelece a prisão de condenados após decisão em segunda instância.

Regra de ouro - Na CCJ da Câmara dos Deputados está prevista para hoje a votação da PEC 438/18, que muda a chamada regra de ouro - que impede que o governo se endivide para custear despesas como folha de pagamentos, custeio de órgãos públicos e programas sociais.

Fake news - Está marcado para hoje à tarde na CPMI que investiga as fake news o depoimento da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).

Indústria - O IBGE divulga a Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física de outubro.

Conjuntura - O Ministério da Economia promove hoje o 'Seminário Regime de Recuperação Fiscal: aprendizados e desafios', evento que apresentará casos de sucessos no ajuste fiscal dos estados e debaterá o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) (veja a programação).

EDUCAÇÃO

Semipresencial - Conceitos e diferenças de uma modalidade de ensino que cresce no país (veja).

SABER

Coral - Os ensaios do Coral de Crianças do Palácio Avenida, em Curitiba, como preparativos para a temporada de apresentações 2019 (assista aqui).

SUSTENTÁVEL

Calor - O vídeo (assista) produzido pela Organização Meteorológica Mundial e veiculado na COP 25 que conclui: 2019 fecha uma década de calor global excepcional e clima de alto impacto.

TECH

Elétricos - Quer saber tudo o que acontece no mundo da mobilidade baseada em eletricidade? Entre aqui.

BEM-ESTAR

Pressão arterial - Uma lista dos aparelhos de uso doméstico mais vendidos do mundo (leia mais).