COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 06.12.2019

Cenário 06.12.2019

FSB Inteligência

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Atualizado em 9 de dezembro de 2019 07:42

Soluço inflacionário

O IBGE divulgou mais cedo que a inflação oficial do mês passado bateu em 0,51%. É o maior saldo para um mês de novembro desde 2015 (veja mais).

A aceleração destoa de quase todos os resultados do ano - em outubro a taxa ficou em 0,10% - e reflete a escalada dos preços do grupo "Alimentação e bebidas", em especial as carnes (8,09%).

Só esse item exerceu o maior impacto individual no repique de preços apurado no mês, representando 0,22 ponto percentual (quase metade) do IPCA de novembro.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE em novembro, sete tiveram alta. Habitação é destaque: saiu de deflação de 0,61% em outubro para alta de 0,71% em novembro.

Olhando para 12 meses, o IPCA está em 3,27% e no acumulado do ano, em 3,12%.

O IPCA é calculado desde 1980, mira as famílias com rendimento entre 1 e 40 salários mínimos e abrange dez regiões metropolitanas do país, além de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília.

O retrato de novembro impacta, mas não é motivo de alarme. No geral, a conjuntura inflacionária está comportada e as previsões de corte de juros e acomodação em dezembro seguem de pé.

CPMI das fake news

Novos depoimentos

Depois de ouvir Joice Hasselmann (PSL-SP) esta semana (veja a íntegra), a comissão mista do Congresso que investiga notícias falsas e assédio nas redes sociais confirmou outras audiências públicas.

Na terça-feira (10), será a vez do empresário Paulo Marinho, primeiro-suplente do senador Flávio Bolsonaro.

No dia seguinte, quarta-feira (11), professores universitários de Direito e Comunicação vão falar.

Imposto de renda

Mais um lote

A Receita Federal promete abrir na segunda-feira (09) para consulta o sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2019 - devoluções residuais de 2008 a 2018 também poderão ser consultadas.

Pelas contas do Fisco, 320.606 contribuintes serão contemplados. O dinheiro será creditado no dia 16.

Ponto turístico

O Rio e a roda

A Rio Star, maior roda-gigante da América Latina, começa a receber o público hoje.

Com 88 metros de altura, a atração está localizada no Porto Maravilha.

Argentina

Quem será a voz da economia?

De ontem para hoje as especulações sobre quem ocupará o Ministério da Economia no governo de Alberto Fernández não mudaram.

Os principais nomes que mexem com o imaginário da mídia argentina e dos políticos locais são: Matías Kulfas, Emmanuel Alvarez Agis, Mercedes Marcó del Pont e Martín Abeles.

Martín Guzmán, professor na Universidade de Columbia e discípulo de Joseph Stiglitz, é o favorito (saiba mais).

IPO recorde

Sauditas no topo

Os grandes centros financeiros do mundo ainda absorvem hoje os resultados do IPO da Saudi Aramco.

O valor arrecadado na oferta pública inicial de ações foi recorde: US$ 25,6 bilhões.

As primeiras análises sobre a operação indicam que a companhia de petróleo passa a ter um valor de mercado de US$ 1,7 trilhão.

AGENDA

Saneamento - Especialistas e autoridades do governo federal participam, no Rio, do seminário "BNDES com S de Social e Saneamento" (saiba mais)

EDUCAÇÃO

pós-Pisa - O Instituto Millenium analisa o desempenho do Brasil e conclui que os problemas da educação ultrapassam as paredes da sala de aula. Há distorções estruturais associadas ao rendimento escolar e à capacidade de aprendizagem

SABER

Microcontos - Um pouco sobre esta escola literária e um de seus maiores símbolos, Augusto Monterroso

SUSTENTÁVEL

Mar adentro - O Serviço Nacional do Oceano dos Estados Unidos fornece um enorme volume de dados, ferramentas e serviços que apoiam o conhecimento e a preservação

TECH

Calculadoras gráficas - A evolução desses equipamentos contada em vídeo no Youtube

BEM-ESTAR

Dor e celular - Um estudo (íntegra em inglês) investiga lesões de cabeça e pescoço associadas ao uso de telefones celulares (leia mais)