COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 10.12.19

Cenário - 10.12.19

FSB Inteligência

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Atualizado às 11:30

Argentina sob Fernández

A posse hoje de Alberto Fernández como novo presidente da Argentina acentua de forma especialmente delicada o peso que a economia passa a ter no debate interno e no diálogo que será firmado com o mundo.

O país vive um de seus piores momentos em meio a um ciclo de décadas que combinaram e/ou alternaram crises financeiras, choques políticos e dramas sociais.

Fernández e sua vice Cristina Kirchner sinalizam desde a campanha que uma nova era está por vir. Contrastando com o antecessor Mauricio Macri, a dupla se comprometeu a dar uma guinada sem tanto aperto.

A fórmula de um ajuste livre de efeitos colaterais não foi revelada durante as eleições e nem agora.

Os sinais pré-posse são genéricos e o que está mais ou menos clara é a disposição de o novo governo repactuar quase tudo o que foi acertado pela gestão anterior.

As especulações são de que os recados mais duros virão hoje. O pano de fundo são mensagens em tom conciliatório.

Fernández espera contar com apoio parlamentar nesta largada e, ao mesmo tempo, espera minimizar os ataques vindos de adversários de Cristina Kirchner.

Mais do país vizinho

Comunicação direta

Alberto Fernández gosta de se comunicar sem intermediários. No Twitter, tem um perfil oficial bastante ativo no qual compartilha com seguidores atividades do dia e anúncios importantes.

Breve síntese

Alguns números

O ano deve fechar na Argentina com uma inflação de 55% - a expectativa para 2020 é de alta na casa dos 40%.

Cerca de um terço das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos estão abaixo da linha da pobreza.

Já o dólar oficial está cotado a quase 60 pesos.

Representa o Brasil

Mourão na posse

Pelas redes sociais, o vice-presidente Hamilton Mourão confirmou a viagem ao país vizinho para acompanhar a posse do presidente eleito Alberto Fernández.

Orçamento

Vai começar a maratona

A Comissão Mista de Orçamento está organizada para analisar nesta semana os 16 relatórios setoriais sobre as despesas previstas para 2020.

Outras propostas que têm relação com a peça orçamentária também estão na fila (saiba mais).

Há reuniões marcadas para hoje e amanhã. Se o calendário for seguido, a votação em plenário poderá ocorrer sem problemas na próxima semana - última antes do recesso.

Campo

Próxima safra

Conab e IBGE divulgaram mais cedo previsões sobre a safra de grãos 2020.

Ambos indicaram recordes.

No caso da Conab, a terceira estimativa aposta em uma produção de 246,6 milhões de toneladas, com aumento de 1,9% em relação à colheita anterior (veja mais).

Já o IBGE revela em seu segundo prognóstico que a safra será de 240,9 milhões de toneladas, com crescimento de 33,6 mil toneladas (0%) em relação a 2019 (veja a íntegra).

AGENDA

Copom - O Comitê de Política Monetária inicia hoje o primeiro dia de reunião para definir a taxa básica de juros (Selic).

Fake News - A CPMI que investiga notícias falsas e assédio nas redes sociais agendou para hoje à tarde o depoimento do empresário Paulo Marinho, primeiro-suplente do senador Flávio Bolsonaro.

Bolsonaro - No fim da tarde, o presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia de assinatura da Medida Provisória de Regularização Fundiária.

Sessão conjunta - Deputados e senadores reúnem-se para votar, à tarde, dois vetos presidenciais e 25 projetos de liberação de crédito.

2ª instância - A CCJ do Senado pode votar hoje o projeto que regulamenta a prisão após a condenação em segunda instância (PLS 166/2018).

EDUCAÇÃO

Retrospectiva - A Fundação Lemann lista o que deu certo em 2019 e relembra iniciativas que transformam.

SABER

Pintura - O Instituto Tomie Ohtake traz ao Brasil a exposição do artista japonês Takashi Murakami. São 35 trabalhos, com pinturas que chegam a medir 3 por 10 metros.

SUSTENTÁVEL

Engajamento - Conheça o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), uma associação civil sem fins lucrativos que reúne grandes grupos do país.

TECH

Espaço - As últimas pesquisas e as descobertas mais recentes da Agência Espacial Europeia (ESA).

BEM-ESTAR

Unfollow terapêutico - Recomendações simples e práticas para quem quer deixar de seguir perfis nas redes sociais. Tudo sem preocupação ou culpa (leia).