COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 11.12.19

Cenário - 11.12.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Atualizado em 12 de dezembro de 2019 11:49

Selic no chão

Mantidas as previsões, os juros básicos vão cair hoje e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central dirá ao fim do dia que a conjuntura justifica o movimento.

Apesar do repique inflacionário de novembro (leia-se alta da carne) e do dólar flertar com um novo piso, as expectativas gerais não mudaram desde a última decisão.

O corte esperado pela maioria do mercado é de meio ponto percentual, o que faria a Selic fechar a 4,5% em 2019 - menor patamar histórico.

Fato: a perspectiva de redução - neste ou em nível mais discreto - está casada com o olhar sobre 2020.

Do lado do governo, no setor produtivo e entre os agentes financeiros as visões são majoritariamente favoráveis. E isso tem se manifestado recentemente na forma de discursos e relatórios.

O desenho rascunhado até agora com foco no próximo período considera que a economia seguirá recuperando-se lentamente, assim com o emprego e a renda.

No caso da inflação e do câmbio, as apostas já incorporaram os sinais que deveriam.

EUA

Fomc reunido

Há expectativa também em relação aos juros nos Estados Unidos.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), deverá anunciar sua decisão logo após às 16h (horário de Brasília).

A faixa atual dos juros americanos está entre 1,5% e 1,75% ao ano.

Comércio

Números de outubro

O IBGE detalhou hoje cedo os dados das vendas do comércio em outubro, indicando um crescimento de 0,1% na comparação com o mês anterior.

Olhando para o 'copo meio vazio' é uma desaceleração frente ao que estava ocorrendo. Sob a perspectiva do 'copo meio cheio' essa é a sexta alta seguida do varejo (saiba mais).

Cerveja

Tutorial

Uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, publicada hoje no Diário Oficial da União, estabelece os padrões de identidade e qualidade para os produtos de cervejaria.

Orçamento

Segue o fluxo...

A Comissão Mista que analisa o Orçamento 2020 aprovou ontem quase todas propostas que que estavam na fila. Resta apenas o último relatório setorial, o da Saúde, que deve ser discutido hoje.

O próximo passado será a apresentação do parecer do relator-geral, deputado Domingos Neto (PSD-CE).

A votação desse texto está prevista para a próxima terça-feira, 17.

Personalidade do ano

Escolha da Time

Greta Thunberg, a ativista sueca de 16 anos, foi escolhida hoje a personalidade do ano pela revista Time (leia aqui a íntegra).

Retrospectiva

À procura de heróis

O vídeo do Google que resume 2019 foi publicado hoje e mostra que as buscas por heróis aumentaram em todo o mundo.

AGENDA

Câmara + ministro 1 - A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje pela manhã com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Câmara + ministro 2 - O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também será ouvido hoje pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Bolsonaro + CNI - O presidente Jair Bolsonaro recebe hoje a comenda Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial.

EDUCAÇÃO

Outro jeito - Tudo sobre o Fórum Mundial de Educação Não Formal, que termina hoje no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

SABER

Escritores mirins - A Estante Mágica incentiva a leitura do Brasil e transforma alunos em autores do próprio livro.

SUSTENTÁVEL

USP verde - O UI GreenMetric World University Ranking 2019 coloca a Universidade de São Paulo na 18ª posição entre as mais sustentáveis da América Latina.

TECH

Família Zuckerberg - Um pouco da intimidade do executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, e sua esposa, Priscilla Chan, no especial na CBS.

BEM-ESTAR

Cabeça - A produção acadêmica, as pesquisas em curso e as novidades do Departamento de Neurociências Clínicas de Nuffield (NDCN), em Oxford, um dos principais centros mundiais de pesquisa e tratamento de distúrbios do sistema nervoso.