COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 7.1.20

Cenário - 7.1.20

FSB Inteligência

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Atualizado às 10:10

Tensões colocadas em perspectiva

A crise envolvendo Estados Unidos e Irã segue acumulando incertezas, mas até agora as ondas de especulação estão restritas aos discursos dos que tentam ocupar posições na opinião pública.

Apesar de os preços do barril de petróleo terem esbarrado ontem nos US$ 70, o mercado (doméstico e internacional) não crê em solavancos imediatos.

No caso do Brasil, quase todas as atenções estão concentradas nos passos do governo. E a julgar pelos sinais emitidos até o momento, todos eles estão sendo dados de forma coordenada.

O presidente Jair Bolsonaro disse que não vai intervir e que os preços caminham para a estabilidade. Já a Petrobras fez coro, reafirmando não ter recebido qualquer 'pedido, pressão ou sugestão'.

Essas movimentações têm no centro de tudo o consumidor.

Agentes e governo antecipam possíveis soluções que, se bem comunicadas, podem evitar choques repentinos no bolso e nas projeções.

HISTÓRIA

Gesto a favor do patrimônio

A escalada verbal protagonizada por americanos e iranianos levou a diretora da Unesco, Audrey Azoulay, a fazer um apelo pela proteção dos sítios históricos e culturais (veja aqui).

O secretário de Defesa dos EUA, Mark Spence, nega que os locais históricos do Oriente Médio sejam alvos de eventuais ataques dos Estados Unidos.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Em alta...

Na Câmara e no Senado, quem estava mobilizado em 2019 para trabalhar a favor da reforma administrativa segue confiando que o texto do governo será mesmo enviado após a pausa parlamentar.

O presidente Jair Bolsonaro - atendendo a apelos - sinalizou que a intenção é disparar a proposta ao Congresso em fevereiro.

Flexibilizar jornada, rediscutir estabilidade e definir novas formas de contratação de servidores públicos são alguns dos itens considerados polêmicos que serão debatidos do ponto de onde pararam em novembro/dezembro.

YOUTUBE

Proteção a crianças

Já estão valendo as mudanças no Youtube para os vídeos voltados ao público infantil.

Publicações indicadas como "conteúdo para crianças" passam a ter alguns recursos desativados (clique no vídeo abaixo para entender melhor).

O ajuste promovido pela plataforma atende a uma série de questões apontadas pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Commission - FTC) (saiba quais).

BREXIT

Mergulho parlamentar

Detalhes do projeto de saída do Reino Unido do bloco de países que compõem a União Europeia começam a ser discutidos hoje na Câmara dos Comuns.

Será uma jornada de três dias (a sessão pode ser acompanhada ao vivo por aqui).

Os deputados vão repassar os termos do período de transição após 31 de janeiro - prazo fatal para o brexit.

Além de avaliar (no geral) como será o relacionamento da ilha com a UE, os parlamentares pretendem estressar temas específicos: 1) garantias e consultas durante negociações comerciais com o bloco, 2) situação da Escócia, 3) direitos dos cidadãos da UE residentes no Reino Unido e 4) casos de crianças refugiadas.

EUA

Bolton faz barulho

John Bolton, ex-consultor de segurança nacional do presidente americano Donald Trump, disse que está disposto a testemunhar no julgamento de impeachment.

A declaração pública colocando-se à disposição está aqui.

Para ir ao Senado, porém, o líder da maioria, Mitch McConnell, precisa intimar Bolton - incluir novas testemunhas é justamente um dos pontos mais sensíveis desta fase do julgamento legislativo.

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, ainda não enviou os artigos de impeachment aprovados no mês passado ao Senado. Sem isso, o processo continua no limbo.

O advogado de Bolton já disse que seu cliente tem informações sobre a Ucrânia que não foram divulgadas.

Bolton está escrevendo um livro que deve ser publicado ainda este ano e tem movimentado bem sua conta no Twitter.

AGENDA

BOLSONARO - A partir das 10h, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências separadas os ministros Abraham Weintraub (Educação), Fernando Azevedo (Defesa) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), além de Rodrigo Limp Nascimento, diretor na Aneel.

CAMPOS NETO - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem reunião à tarde por teleconferência com Agustin Carstens, diretor-geral do Bank for International Settlements (BIS).

CARROS - A Anfavea divulga hoje dados de produção e venda de veículos em dezembro de 2019.

CONJUNTURA - O Instituto de Pesquisas Econômicas da Fipe divulga seu índice de preços de dezembro de 2019.

EDUCAÇÃO

Data - A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação.

SABER

Arte - Os cursos oferecidos pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo neste primeiro semestre para iniciantes e especialistas.

SUSTENTÁVEL

Austrália - Vídeos recentes dão a dimensão da crise dos incêndios florestais que arrasam o país (assista).

TECH

Drones - As previsões da indústria para 2020 (veja quais são).

BEM-ESTAR

Zonais azuis - Algumas regiões do mundo onde as pessoas vivem mais e melhor (saiba mais).