COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 8.1.20

Cenário - 8.1.20

FSB Inteligência

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Atualizado às 10:04

Opções (e mais riscos) para quem investe

Os juros básicos nunca estiveram em patamares tão baixos e isso vem influenciado mudanças importantes no comportamento do brasileiro que poupa.

Quem tem dinheiro para investir olha com atenção para uma cesta bem mais variada de opções. E parece estar disposto a lidar com certo nível de risco se o retorno for atraente.

A caderneta de poupança teve no ano passado um bom desempenho - os depósitos superam os saques em R$ 13,3 bilhões -, mas essa modalidade de investimento registrou o menor volume de ingressos de recursos desde 2016, conforme dados do Banco Central (saiba mais).

Ao mesmo tempo, títulos públicos e aplicações em ações estão ganhando terreno. A julgar pelas notícias que marcam a primeira semana do Ano Novo, as perspectivas são promissoras.

Do lado do mercado, 2020 deve ser um ano bastante agressivo em lançamentos de novos produtos financeiros.

Já o governo quer promover uma espécie de ajuste fino em políticas - existentes ou ainda em estudo - de proteção e regulação (veja algumas delas).

CONGRESSO E GOVERNO

Olhar sobre a relação

As lideranças partidárias no Congresso foram em 2019 e devem continuar sendo em 2020 atores fundamentais para a aprovação de reformas e projetos do governo.

Um estudo da Eurasia (leia a íntegra) revela que o apoio legislativo estratégico foi determinante para a aprovação de temas de interesse do Planalto.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Datas e regras

O arcabouço de regras que devem ser respeitadas neste ano de eleições municipais está em vigor desde o dia 1º.

São normas de atuação que dizem respeito a governos, institutos de pesquisa, entidades ligadas a candidatos e a Tribunais Regionais Eleitorais (veja aqui).

O calendário define 5 de março como data final para que o TSE publique as instruções sobre o pleito deste ano, quando os eleitores escolhem prefeitos e vereadores.

Os partidos devem realizar as convenções de escolha dos candidatos até 5 de agosto.

A campanha tem início no dia 16 do mesmo mês.

ARGENTINA

Tabela atualizada

O governo argentino reformulou a lista dos chamados 'Precios Cuidados', que serve de referência ao consumidor que busca no comércio produtos a um custo menor.

A relação foi reduzida de 500 para cerca de 300 itens e pode ser consultada por meio de um aplicativo (saiba mais).

Na Argentina, a inflação está acima dos 30% ao ano e soluções como essa tentam preservar de alguma forma o poder de compra das pessoas.

Outros detalhes sobre o programa estão aqui.

IRÃ x EUA

Vitrine para a revanche

A TV estatal iraniana divulgou vídeos com o bombardeio aos americanos no Iraque.

Um deles mostra uma ação em Ain al-Assad, uma das maiores instalações militares dos Estados Unidos em solo iraquiano (assista).

O líder religioso do Irã, Aiatoá Ali Khamenei descreveu o ataque como um "tapa" no rosto dos americanos, pontuando que "vingança" é um assunto em separado (saiba mais).

VENEZUELA

Situação de momento

Os registros mais recentes na televisão e na internet indicam que os níveis de tensão na Venezuela aumentaram nos últimos dias.

Juan Guaidó tomou posse para mais um mandato como presidente Assembleia Nacional às escuras - houve corte de energia no prédio.

Pelo Twitter, o líder oposicionista conclama a população a participar de atos de resistência ao governo de Nicolás Maduro.

AGENDA

LEILÃO - Está programado para ocorrer hoje o leilão do lote de rodovias estaduais paulistas Piracicaba-Panorama (Pipa), maior concessão de estradas já realizada no país.

INFLAÇÃO - A Fundação Getulio Vargas divulga hoje o IGP-DI de dezembro de 2019.

CUSTOS - O IBGE divulga o Índice de Preços ao Produtor das indústrias extrativas e de transformação, relativo ao mês de novembro de 2019.

CAMPO - A Conab divulga o 4º levantamento da safra 2019/2020; já o IBGE, o 3º prognóstico para a colheita.

INDÚSTRIA - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga hoje o Índice de Medo do Desemprego e o Índice de Satisfação com a Vida.

BOLSONARO - Sem compromissos oficiais pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências separadas, à tarde, Antonio Barra Torres (diretor-presidente da Anvisa), o general Décio dos Santos Brasil (secretário especial do esporte do Ministério da Cidadania) e Onyx Lorenzoni (ministro-chefe da Casa Civil).

EDUCAÇÃO

Agro e cidade - Um estudo do Ipea (veja aqui) mostra que, além das disparidades regionais, os ensinos no meio rural e na cidade têm disparidades significativas.

SABER

Literatura - Um site especial do Instituto Moreira Salles traz vídeos, cartas e resenhas dos livros de Clarice Lispector.

SUSTENTÁVEL

Clima + informação - Um hub multimídia de informações variadas e bem organizadas reúne conteúdos sobre a mudança climática (saiba mais).

TECH

Games - Riccardo Zacconi, co-fundador da King, relembra as origens do 'Candy Crush Saga', jogo que acabou se tornando um dos mais populares e bem-sucedidos do mundo (entenda).

BEM-ESTAR

Comida - As tendências alimentares de 2020, segundo os britânicos (veja aqui).