COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 17.1.2020

Cenário 17.1.2020

FSB Inteligência

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Atualizado às 10:41

China na casa dos 6%

É com a notícia de que a economia da China cresceu 6,1% em 2019 que boa parte do mundo acordou hoje - em números, isso corresponde a espantosos US$ 14,3 trilhões.

O Gabinete Nacional de Estatística (NBS) reforçou que a taxa veio dentro das expectativas do governo (6% a 6,5%), mas reconheceu que desafios instalados dentro e fora do país impactaram a atividade.

O salto registrado no ano passado é inferior ao crescimento de 6,6% de 2018 e é também o menor em quase 30 anos.

Entre as razões, 1) a guerra comercial com os Estados Unidos e as mudanças no mercado doméstico.

A produção industrial de valor agregado avançou, mas não tanto quanto na comparação com 2018. Já os investimentos em ativos fixos ficaram estáveis, assim como as vendas de bens de consumo no varejo.

Em resumo: o mundo está desacelerando de um jeito ainda não muito claro e a China é um dos polos (leia a íntegra do relatório do NBS).

Reação dos mercados

Rumos do dinheiro

Os mercados acionários da Ásia reagiram relativamente bem aos resultados do PIB chinês.

No Japão, na China e em Hong Kong os índices de referência subiram.

Câmbio

Testando...

O dólar voltou a flertar com os R$ 4,20 pela primeira vez neste ano.

A sessão de ontem foi excessivamente carregada de teorias, mas sem um padrão definido.

Argentina

Mais medidas

O Banco Central argentino detalhou algumas novas ações de flexibilização das restrições às empresas que gastam dólares no país.

Esses movimentos fazem parte de um plano que ainda está em construção e que tem como objetivo atrair investimentos estrangeiros - em especial para o mercado de capitais (veja aqui).

Davos

Apelo geral

O fundador e diretor executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, publica hoje um artigo (leia a íntegra) pedindo aos participantes que se comprometam a reduzir a zero as emissões de gases de efeito estufa até 2050 ou antes.

Sociedade

Retrato brasileiro

Um estudo do Ipea (leia a íntegra) avalia como as diferentes condições de acesso a unidades de saúde e educação e oportunidades de emprego contribuem para a desigualdade.

Regiões de periferia possuem menos oportunidades que os centros urbanos e isso afeta o desempenho econômico das cidades (entenda melhor).

Tóquio 2020

A chegada dos anéis

O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio informou pelo Twitter que os anéis olímpicos chegaram ao Japão.

Está sendo preparado um grande show de fogos de artifício na semana que vem.

AGENDA

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) e o presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, acompanhado do ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo). No fim do dia, tem reunião conjunta com os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Augusto Heleno (Segurança Institucional)

Guedes - O ministro da Economia, Paulo Guedes, passa o dia em deslocamento para Davos, na Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial

ENEM - Serão divulgadas hoje as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (veja aqui)

Indústria - A CNI divulga hoje os Indicadores Industriais de novembro de 2019

EDUCAÇÃO

EAD - Opções de cursos do Senac em idiomas, comunicação, comércio e turismo, entre outros 

SABER

Mapas - A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos reúne uma coleção de mapas ilustrados, produzidos no século 19 e início do século 20 

SUSTENTÁVEL

Tartarugas - Em parceria, Ibama e ICMBio documentam o status da população de 17 quelônios da Amazônia e de outras 14 espécies sobre as quais não há tanta informação disponível (conheça)

TECH

Elétricos falantes - Os carros elétricos Tesla vão falar com pedestres

BEM-ESTAR

Webinar - O curso on-line "Regulando medicamentos em um mundo globalizado: necessidade de maior confiança entre reguladores" divulgado pela Opas (saiba mais)