COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 10.2.20

Cenário - 10.2.20

FSB Inteligência

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Atualizado às 09:00

Combinando o jogo

Novos projetos já endereçados ou prestes a serem remetidos ao Congresso podem trombar com pendências - principalmente vetos presidenciais e Medidas Provisórias - paradas por falta de fluxo desde antes do recesso.

Para evitar ruídos e desencontros neste reinício de jornada legislativa, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estiveram reunidos ontem.

Uma rápida conversa de alinhamento definiu os rumos da pauta. Além disso, cada um expôs suas prioridades.

Para o Planalto, os dias que antecedem o Carnaval devem ser aproveitados para desobstruir os canais de negociação e permitir a chegada - sem tantos solavancos - da reforma administrativa.

Em paralelo, o governo espera que as discussões da reforma tributária, concentradas na comissão mista, ganhem tração.

No curtíssimo prazo, o cronograma do governo coincide com o do Congresso. Em especial, com as projeções do primeiro trimestre definidas por Rodrigo Maia.

MARÇO

A vez do BC

O PLP 112/19, que trata da autonomia do Banco Central, deve ser votado em março.

Ao menos esse é o acordo desenhado entre as lideranças envolvidas no processo.

O texto conta com bastante apoio, mas nesta e na próxima semana será montada uma espécie de blitz tira-dúvidas junto às bancadas que ainda não têm todas as informações necessárias para aderir à ideia.

Entre outras coisas, o projeto cria mandatos para o presidente e para os diretores do BC.

NA TV

Wajngarten fala

Ao Poder em Foco, parceria editorial entre SBT e o jornal digital Poder360, o secretário especial de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten, explica como tem atuado, dá detalhes sobre questões que ocupam o noticiário nos últimos dias e indica quais caminhos a comunicação de governo vem seguindo (veja ou reveja).

PT 40 ANOS

Breve resumo

No fim de semana, personagens importantes do PT - incluindo o ex-presidente Lula - revezaram-se no Circo Voador, na Lapa, região no centro do Rio de Janeiro.

Discursos de ataques ao governo Jair Bolsonaro e à Lava Jato marcaram o evento.

O partido foi fundado em 10 de fevereiro de 1980.


Foto: Daniel Padilha (www.pt.org.br)

NOVO VÍRUS - OMS

Força-tarefa global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou um chamamento internacional para acelerar a pesquisa e a inovação em resposta ao novo coronavírus (2019-nCoV).

Um super fórum será realizado esta semana em Genebra, na Suíça. Cientistas, agências de saúde, governos e financiadores vão colocar em perspectiva a corrida por uma vacina, terapias em uso e formas de diagnósticos.

Na China, são 40,1 mil infecções, 908 mortes e 23,5 mil suspeitas.

NOVO VÍRUS - BRASIL

Atualizando...

O Ministério da Saúde investiga 11 casos suspeitos. Segundo os dados oficiais, foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.

ECONOMIA 1

É só fazer a conta

Uma análise do Banco Mundial observa o quanto as doenças crônicas e não transmissíveis viraram motivo de preocupação no mundo - independentemente do nível de renda (entenda melhor).

A obesidade recebe atenção especial.

Um estudo dedicado a entender as consequências econômicas e de saúde mostra que, de fato, esse é um desafio global (veja a íntegra).

ECONOMIA 2

AL olha para si

Foram divulgados os primeiros detalhes sobre como será o 14º Fórum Econômico Mundial da América Latina.

O encontro acontecerá em São Paulo entre os dias 28 e 30 de abril e o tema é 'Reforma para o Crescimento e a Inclusão' (saiba mais).

ECONOMIA 3

Mais clareza

Está no Diário Oficial da União de hoje uma circular do Banco Central que determina que os bancos detalhem informações sobre o cheque especial no extrato (veja aqui).

OSCAR

Os vencedores

Para quem ainda não viu, aqui estão todos os ganhadores da edição 2020.

ARGENTINA

Cristina manda recados

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, passou por Cuba no fim de semana para mais uma sessão de lançamento de seu livro 'Sinceramente'.

Ao falar na 29ª Feira Internacional do Livro de Havana, disse que o governo não pagará as dívidas enquanto a Argentina não sair da recessão (assista).

AGENDA

RODA VIVA - O médico Dráuzio Varella é o entrevistado de hoje, às 22h, na TV Cultura.

STF-DADOS - Está marcada para hoje a audiência pública convocada pelo ministro do STF Gilmar Mendes para discutir o controle de dados de usuários por provedores de internet no exterior. O debate é insumo para a Corte julgar a Ação Declaratória de Constitucionalidade que discute a validade do Acordo de Assistência Judiciário-Penal firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos (ADC 51). Veja aqui a relação de palestrantes e o cronograma.

BOLSONARO - Ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro receberá em audiências separadas os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), Paulo Guedes (Economia) e Abraham Weintraub (Educação).

EDUCAÇÃO

Literatura - A versão animada de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo, no Youtube.

SABER

Tom & Jerry - Os 80 anos de uma das duplas mais icônicas do mundo dos desenhos (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

#cidadeagro - O que defende e como funciona o Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão (MUFPP), movimento que reúne cidades de todo o mundo preocupadas com o futuro do planeta.

TECH

Chicago Auto Show - Todas as novidades do Salão do Automóvel que acontece nesta semana na cidade americana (saiba mais).

BEM-ESTAR

Pequi - Os benefícios à saúde de uma iguaria da culinária do Centro-Oeste, e as pesquisas da Emater de Goiás em busca de uma variedade sem espinhos (saiba mais).