COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 27.2.20

Cenário - 27.2.20

FSB Inteligência

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Atualizado às 09:46

Vírus e ciência apostam corrida

Os novos casos de coronavírus fora da China e sua velocidade de propagação deram ainda mais impulso à gincana global por medicamentos eficientes.

Há avanços em diversos cantos do mundo.

Uma empresa de biotecnologia com sede nos Estados Unidos anunciou que uma vacina produzida em tempo recorde entrou em fase de testes (veja aqui).

Quase no mesmo dia, outra companhia concorrente informou que obteve avanços importantes nos ensaios clínicos e que está próxima de anunciar grandes descobertas (leia mais).

Na China, universidades e centros de pesquisa especializados formaram uma rede. E boa parte do trabalho está concentrada no Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.

Autoridades locais e cientistas estimam que, entre abril e maio, imunizantes experimentais e remédios mais fortes já estarão disponíveis.

A indústria farmacêutica segue mobilizada em uma série de países, com destaque para Austrália, Suíça, Itália, França, Japão, Coreia do Sul, e Reino Unido.

Apesar disso, a disputa por protagonismo está mesmo concentrada em chineses e americanos, que passaram a correr contra o tempo.

As duas potências, além dos holofotes, concorrem para ver quem vai gastar mais.

EUA

Trump sai na frente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou os movimentos de mídia, calibrando de maneira extremamente otimista o discurso de combate ao coronavírus.

Dirigindo-se ao público interno, Trump disse ontem que:

1- a doença guarda um risco 'muito baixo' aos americanos

2- os EUA estão prontos para enfrentá-la

3- quer aprovar um orçamento de US$ 2,5 bilhões

4- o vice-presidente Mike Pence comandará o grupo de trabalho contra o surto

O pronunciamento oficial está aqui.

FAKE NEWS

OMS alerta

A escalada do surto de coronavírus fez com que a Organização Mundial da Saúde reforçasse sua política anti-fake news.

Na internet, a entidade alerta que criminosos estão usando o nome da OMS para aplicar golpes (saiba mais).

SITUAÇÃO NO BRASIL

Sem pânico

Uma campanha nacional de esclarecimento sobre o novo coronavírus deverá ser lançada nas próximas semanas.

Ontem, uma reunião interministerial tratou das ações que estão em curso para combater o surto.

O país confirmou o primeiro caso da doença e investiga outros 20 (assista).

A Plataforma IVIS, atualizada pelo Ministério da Saúde, reúne dados recentes e confiáveis.

MERCADOS

Previsões para hoje

Os relatórios de bancos e consultorias que circularam ontem à noite e que começam a jorrar agora pela manhã projetam novas ondas de estresse sobre ações, câmbio e expectativas do PIB.

COMÉRCIO GLOBAL

Queda e preocupação

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou mais cedo um estudo sobre o comércio internacional de mercadorias nos países do G20.

O documento indica que o fluxo continuou recuando no quarto trimestre de 2019, "com as exportações e importações caindo para os níveis mais baixos em dois anos".

O avanço do coronavírus é mencionado como um problema para as trocas entre os países, com chances reais de contaminar os resultados do primeiro trimestre de 2020 (leia a íntegra).

DIÁRIO OFICIAL

BB divulga relatório de auditoria independente

Está no Diário Oficial da União de hoje um olhar sobre o Banco do Brasil e suas controladas (leia aqui).

AGENDA

BOLSONARO - Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências separadas os ministros Fernando Azevedo (Defesa) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

CONTAS PÚBLICAS 1 - O Tesouro Nacional divulga hoje o resultado primário do Governo Central referente a janeiro de 2020.

CONTAS PÚBLICAS 2 - Também hoje o Tesouro Nacional detalha o relatório de janeiro da dívida pública.

EDUCAÇÃO

Ad Astra - A escola que Elon Musk criou na Califórnia e seu peculiar processo de seleção de alunos (entenda).

SABER

Hip-hop - O Centro Internacional de Fotografia, em Nova York, reúne 40 anos de imagens do gênero musical que revolucionou o som, impactou a política, mexeu com as relações raciais e transformou a moda.

SUSTENTÁVEL

IPCC em Paris - O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, está reunido em Paris nesta semana para atualizar informações sobre o planeta e indicar ações.

TECH

Engajamento - O banco de pesquisas e relatórios do escritório de inovação do Unicef: tecnologia a favor das crianças do mundo (saiba mais).

BEM-ESTAR

Comida mexicana - Uma preciosa coleção com mais de 2 mil títulos (em inglês e espanhol) que documenta a variedade e a história da culinária do México desde 1789 (acesse aqui).