COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 10.3.20

Cenário - 10.3.20

FSB Inteligência

terça-feira, 10 de março de 2020

Atualizado às 10:33

Com que pé a indústria entrou 2020

A produção industrial brasileira cresceu 0,9% em janeiro, segundo confirmou hoje pela manhã o IBGE.

É o melhor janeiro desde 2017. E interrompe uma sequência de dois meses ruins - novembro (-1,6%) e dezembro (-0,8%).

A pesquisa mostra - entre outras coisas - que, frente à realidade de dezembro do ano passado, 17 dos 26 ramos industriais avaliados avançaram.

Três das quatro grandes categorias econômicas também apresentaram ganhos.

São dados, no geral, animadores, mas que não deixam para trás e por completo os passivos que travam a retomada mais robusta da atividade.

Na comparação com janeiro de 2019, por exemplo, o setor registra queda de 0,9% - mesmo movimento verificado no acumulado dos últimos 12 meses (-1%) (leia a íntegra).

CAMPO

Próxima safra

IBGE e Conab divulgaram mais cedo novas atualizações sobre o que esperar da colheita de grãos neste ano.

Ambos confirmaram recordes de produção.

MERCADOS

Dia seguinte

Depois de uma segunda-feira carimbada por notícias negativas, as principais bolsas europeias registraram altas nesta manhã. O mesmo se deu com os preços do petróleo.

Na Ásia, as bolsas fecharam, na maioria, em discretas altas - as negociações de ações em Moscou amargam forte queda.

DÓLAR

Em queda

O dólar abriu operando em queda em relação a ontem. Logo no início dos negócios, o Banco Central fez mais um leilão.

BRASIL

Campanha de vacinação

O Ministério da Saúde informou que decidiu inverter a ordem de público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a influenza.

As prioridades serão idosos e trabalhadores de saúde que têm contato direto com o atendimento à população.

O objetivo é dar maior proteção a esses grupos, ainda que a vacina não seja eficaz contra o novo coronavírus, além de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e, com isso, acelerar o diagnóstico para a Covid-19.

A primeira fase da campanha começa no dia 23 em todo o Brasil.

CHINA

Xi em Wuhan

O presidente chinês, Xi Jinping, esteve hoje inspecionando instalações hospitalares na cidade de Wuhan, epicentro do surto de Covid-19.

Encontrou-se com os médicos que atuam na linha de frente da assistência, enalteceu os esforços da China no combate ao novo vírus e conversou (via videoconferência) com pacientes em tratamento.

SANEAMENTO

Ranking 2020

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, lança mais um ranking do saneamento básico que analisa o desempenho das 100 maiores cidades do país.

Em resumo, o estudo conclui que os "avanços são insuficientes para o Brasil cumprir compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento dos esgotos".

Uma versão resumida está aqui.

E a íntegra do levantamento pode ser acessada aqui.

NA TV 1

Maia fala

Em entrevista à Globonews, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, analisou ontem a conjuntura, tratou das reformas e avaliou o que virá pela frente, diante da crise mundial impulsionada pelo avanço do coronavírus e pelo choque do petróleo (veja ou reveja).

NA TV 2

Gilmar fala

À TV Justiça, o ministro do STF Gilmar Mendes colocou em perspectiva, ontem, temas de grande repercussão para o Judiciário, além de opinar sobre questões sensíveis que marcaram a política e as relações com o Legislativo recentemente (veja ou reveja).

AGENDA

CONGRESSO - Câmara e Senado realizam sessão conjunta hoje para votar dez vetos presidenciais, liberando a pauta para a análise de três projetos de lei (PLNs) que tratam de emendas impositivas e guardam relação com o Orçamento.

SETOR ELÉTRICO - A Comissão de Infraestrutura do Senado se reúne hoje para concluir a votação do novo marco regulatório do setor elétrico (PLS 232/2016).

PACTO FEDERATIVO - O Ipea discute com especialistas e políticos três PECs (188/19, 186/19 e 438/18) (veja a programação).

ENSINO BÁSICO - O Encontro Anual Educação Já 2020, promovido pela ONG Todos pela Educação, tem hoje o segundo dia de atividades (acompanhe on-line).

GUEDES - Entre outros compromissos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reuniões hoje com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

BOLSONARO - Nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro participa da sessão de abertura da 'Conferência Internacional Brasil-Estados Unidos: um novo prisma nas relações de parceria e investimentos' e visita a fábrica da Embraer.

ELEIÇÕES NOS EUA - Seis estados americanos realizam primárias do Partido Democrata hoje.

EDUCAÇÃO

Livros - A Ciranda de Livro é uma plataforma pedagógica virtual que transforma alunos em autores de uma maneira lúdica, envolvente e simplificada.

SABER

Cerveja - O Museu da Cerveja e da Oktoberfest em Munique, na Alemanha. História e degustação reunidos em um imóvel histórico da cidade.

SUSTENTÁVEL

Mineração - Um relatório do Painel Internacional de Recursos indica que o setor de mineração, se cuidadosamente gerenciado, tem potencial para promover o desenvolvimento sustentável, principalmente em países pobres (saiba mais). 

TECH

Cibercrime - Como a Interpol atua na prevenção, no combate e no uso de tecnologias diante do aumento de crimes praticados via computador.

BEM-ESTAR

Ayurveda - O sistema natural de medicina criado na Índia há milhares de anos que estimula mudanças no estilo de vida e terapias para equilibrar corpo, mente, espírito e meio ambiente (saiba mais).