COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 20.3.20

Cenário - 20.3.20

FSB Inteligência

sexta-feira, 20 de março de 2020

Atualizado às 11:05

Dia de revisões

A equipe econômica programou para hoje a divulgação do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do primeiro bimestre.

Mais do que o olhar retroativo, o balanço colocará em perspectiva os próximos meses e os impactos estimados até aqui causados pela pandemia de Covid-19.

Bancos, consultorias e analistas que já revisaram as expectativas de PIB para 2020 apostam que o governo fará o mesmo. E as previsões de mercado são de que as taxas oficiais serão jogadas bem para baixo.

Não faz muito tempo, o governo cortou de 2,4% para 2,1% a projeção de salto da atividade no ano.

Com reflexos em todos os setores e restrições cada vez mais fortes que afetam as cidades, quase tudo o que estava nas planilhas em janeiro se deteriorou.

CALAMIDADE PÚBLICA

Senado pronto

Está tudo organizado para os senadores votarem hoje, a partir das 11h, o projeto de decreto legislativo (PDL 88/2020) que reconhece o estado de calamidade no país.

NO ALVORADA

Bolsonaro fala

Ao deixar o Palácio da Alvorada, hoje mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou sobre China e o novo coronavírus (assista).

+ COVID-19

Tamanho da crise

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) elaborou propostas e endereçou-as ao Poder Público. O pacote visa amenizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.

As perdas já são uma realidade.

O objetivo é preservar atividades econômicas que dependem, significativamente, da circulação de pessoas e mercadorias (leia aqui).

ARGENTINA

Início do isolamento

Já está em vigor o decreto do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que determina quarentena no país como forma de minimizar a transmissão do novo coronavírus.

A carta de Fernández aos argentinos está aqui.

CALIFÓRNIA

Todos em casa

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu uma ordem de permanência para que os cidadãos saiam às ruas apenas em casos de extrema necessidade.

A medida, tornada pública ontem à noite (veja aqui os detalhes e o que é permitido), é inédita e alcança uma população de 40 milhões de habitantes.

MÍDIA

Capa da Economist

Os impactos do novo coronavírus no mundo e o que virá pela frente estão na reportagem especial desta semana da conceituada revista britânica.

O fechamento de fronteiras, a ação dos governos, os prejuízos à economia e o 'paradão' social provocado pelo avanço da pandemia são discutidos no contexto de que são parte de "escolhas muito difíceis".

AGENDA

BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro tem audiências pela manhã com os ministros Abraham Weintraub (Educação) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

GUEDES - Entre outros compromissos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem calls agendadas hoje com os executivos Patrick Mendes (Accor Rede de Hotéis), Rubens Ometto (grupo Cosan), Lorival Luz (BRF) e Rodrigo Abreu (Oi).

EDUCAÇÃO

Ações e datas - As decisões tomadas pelo comitê de emergência do MEC montado para discutir o enfrentamento ao novo coronavírus (saiba mais).

SABER

Lego - Alguns dos mais populares tutoriais disponíveis no Youtube.

SUSTENTÁVEL

Horta - Uma publicação clássica da Embrapa desvenda a arte de formar hortas em pequenos espaços.

TECH

Videoconferência - Manual de 'boas-práticas' ensina o que fazer e o que não fazer (saiba mais).

BEM-ESTAR

Covid-19 - No site do Ministério da Saúde, tudo (mas tudo mesmo!) que é preciso saber (veja aqui).