COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 1.4.20

Cenário - 1.4.20

FSB Inteligência

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Atualizado às 15:48

Tecnologia contra o vírus

O enfrentamento à pandemia de covid-19 tem impulsionado inovações tecnológicas capazes de dar respostas rápidas e confiáveis às pessoas e às autoridades.

Uma parte desse movimento vem sendo liderado por empresas privadas, que investem muito dinheiro na criação de ferramentas e na adaptação de soluções já existentes.

Governos ao redor do mundo também buscam se colocar no jogo de forma ágil e competitiva.

No Brasil, o Ministério da Saúde lançou o app Coronavírus SUS.

Ele foi atualizado recentemente e está mais interativo. Permite, por exemplo, o envio de mensagens e alertas a celulares e tablets, mesmo com app fechado ou sem uso no momento - é gratuito e já foi baixado por cerca de 3,5 milhões de usuários.

Um chatbot para avaliação de saúde e para a solução de dúvidas sobre o coronavírus também está disponível é outra opção disponível. Está na página do Ministério da Saúde e é bem intuitivo.

Ontem, durante o balanço diário de ações contra a doença, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou outra iniciativa inovadora: ligações telefônicas em massa de triagem à distância com foco na população. Um modelo montado para monitorar riscos de contaminação evitar a sobrecarga no sistema de saúde.

MPs

Congresso encurta ritos

Está no Diário Oficial da União de hoje ato conjunto da Câmara e do Senado Federal que muda o regime de tramitação de medidas provisórias durante a pandemia de covid-19.

O caminho para análise no Legislativo fica mais curto, direto e rápido (leia aqui).

EFEITO PANDEMIA

Mundo mais lento

A Nature, uma das publicações científicas mais prestigiadas, abriu um debate interessante: os bloqueios provocados pelo coronavírus teriam mudado a maneira como a Terra se move.

O texto (leia aqui) relata que a redução no ruído sísmico, devido a mudanças na atividade humana, tem contribuído para esse intrigante reflexo da luta contra a covid-19.

ÍNDIA

Ar mais limpo

O isolamento imposto aos indianos vem impactando de modo positivo a qualidade do ar em cidades reconhecidamente difíceis de se respirar.

O índice de qualidade de Nova Déli vem acumulando níveis "bons" para padrões históricos e até céu azul. Outras de 90 outras cidades, também (saiba mais).

INDÚSTRIA

Dados de fevereiro

O IBGE divulgou mais cedo que, em fevereiro, a produção industrial avançou 0,5% frente ao mês anterior.

Na comparação com fevereiro de 2019, o setor caiu 0,4%, enquanto o acumulado em 12 meses mostra que a atividade industrial também recuou (-1,2%) (leia a íntegra).

AGENDA

BALANÇA COMERCIAL - Saem hoje à tarde os resultados de março.

BOLSONARO - Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiência o ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

SENADO - O plenário programou para hoje a votação do projeto de lei da Renda Básica de Cidadania Emergencial (PL 873/2020), que garante até R$ 1.500 para famílias de baixa renda durante a pandemia do novo coronavírus.

EDUCAÇÃO

Enem - As provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro, na versão digital; e nos dias 1º e 8 de novembro, impressa (saiba mais).

SABER

Documentários - A TV Câmara vai selecionar 30 obras para exibir na grade de programação da emissora. As inscrições para o concurso de seleção vão até dia 22.

SUSTENTÁVEL

Ibama - O Relatório de Gestão do Licenciamento Ambiental Federal 2019 (conheça).

TECH

Big data x pandemia - O super monitoramento contra o coronavírus montado pelo CDC dos Estados Unidos (saiba mais).

BEM-ESTAR

Falando às crianças - Como preservar a saúde psicológica dos pequenos lançando mão de uma comunicação eficaz sobre a pandemia (saiba mais).