COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 14.4.20

Cenário - 14.4.20

FSB Inteligência

terça-feira, 14 de abril de 2020

Atualizado às 17:38

FMI revisa o mundo (para baixo)

Um dos relatorios de conjuntura mais esperados do momento foi detalhado hoje cedo pelo Fundo Monetario Internacional.

Por causa da pandemia de covid-19 e toda incerteza criada a partir disso, o FMI refez as projecoes de forma generalizada.

O relatorio World Economic Outlook mostra que a economia mundial sofrera uma retracao de 3% neste ano, a maior desde a crise de 1929.

O texto afirma que a realidade mudou 'dramaticamente' desde a ultima atualizacao do documento, em janeiro. E aponta as razoes que motivaram a revisao.

O FMI menciona 'um raro desastre'. E reforca: 'A magnitude e a velocidade do colapso da atividade que se seguiu sao diferentes de tudo o que foi experimentado em nossas vidas'.

O relatorio destaca ainda que a cooperacao multilateral e 'vital' e que financiamentos emergenciais, doacoes e alivios de divida devem compor o mix de ajuda global.

Conforme o documento, a economia brasileira devera experimentar em 2020 uma queda de 5,3%, com crescimento previsto do PIB de 2,9% no proximo ano.

IBC-Br

Dado de fevereiro

O Indice de Atividade Economica do Banco Central (IBC-Br), divulgado mais cedo, mostra que a economia brasileira teve crescimento de 0,35% em fevereiro na comparacao com o mes anterior.

O dado veio em linha com o que esperavam os entendidos em PIB e nao pega o inicio da crise causada pela pandemia.

BIBLIOTECA

O hub do Ipea

O Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (Ipea) criou um espaco dentro de seu site institucional reservado a textos, informacoes relevantes e estudos com foco na pandemia (veja aqui).

CHINA

Enquanto isso...

Os meios de comunicacao chineses tem pulverizado imagens e informacoes recentes de Wuhan, indicando que a vida volta, aos poucos, ao normal na metropole que ficou fechada por quase 80 dias em razao da covid-19.

Fotos aereas mostram veiculos nas ruas e movimento.

AGENDA

BOLSONARO - A tarde, o presidente Jair Bolsonaro coordena a reuniao do Conselho de Governo; demais compromissos estao aqui.

CAMARA - Esta na pauta de votacoes hoje a Medida Provisoria 905/19, do Contrato Verde e Amarelo.

SENADO - Um projeto que incentiva empresas que produzem refeicoes prontas para o consumo a doar os excedentes esta previsto para ser votado hoje (saiba mais).

EDUCACAO

Mundo 4.0 - Serie de encontros virtuais do MEC que reune especialistas para debater contextos e desafios (saiba mais).

SABER

Faca voce mesmo - Crie uma exposicao virtual, carregando imagens, videos, texto. Selecione modelos 3D ou importe seus proprios. Adicione musica e narracao (saiba mais).

SUSTENTAVEL

Cidades - O que e e como funciona a Agenda Ambiental Urbana do Ministerio do Meio Ambiente (saiba mais).

TECH

Patentes - Como esta a corrida entre China e Estados Unidos (saiba mais).

BEM-ESTAR

Pausa - No Reino Unido, o setor de viagens e turismo oferece aos profissionais de saude do NHS ferias gratis assim que as restricoes de circulacao acabarem (saiba mais).