COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 12.5.20

Cenário - 12.5.20

FSB Inteligência

terça-feira, 12 de maio de 2020

Atualizado às 14:47

AVISO

Cenário pausado

A newsletter foi interrompida por alguns dias para se adequar a uma nova dinâmica. Por causa da pandemia, a FSB Inteligência intensificou monitoramentos e produções extras, o que acabou superaquecendo a capacidade instalada. Em nome da equipe, peço desculpas pela ausência. Luciano Pires, Sócio-diretor da FSB Inteligência

__________

Outro sinal negativo

O IBGE detalhou hoje cedo números do setor de serviços em março: queda de 6,9% frente a fevereiro.

O indicador é ruim, mas não surpreende. Depois do que aconteceu com a indústria - recuo de 9,1% no mesmo mês (leia) - não chega a ser novidade que o próximo a sentir o baque seria esse segmento.

Apesar de previsível, o dado é impactante. Ainda mais se observado sob a perspectiva da série histórica. Segundo o IBGE, esse é o resultado negativo mais intenso desde o início da pesquisa, iniciada em janeiro de 2011.

Como agravante, os impactos tiveram amplitude. As tabelas mostram (veja aqui) que a retração em março contaminou todas as cinco atividades investigadas. Com destaque para as quedas em serviços prestados às famílias e por transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio.

Por fim, mas não menos relevante, o IBGE indica que os efeitos da crise foram sentidos especialmente no último terço do mês de março, período em que ganharam força as medidas de isolamento social devido à Covid-19 (saiba mais).

COPOM

O que diz a ata

A crise provocada pelo avanço do coronavírus é o fio condutor de grande parte das explicações do Comitê de Política Monetária (Copom) para justificar o agressivo corte de juros da semana passada.

A decisão de jogar a Selic para o piso de 3% ao ano está detalhada na ata divulgada pelo Banco Central (versão em português) (versão em inglês).

Um dos trechos, entre outros, mais emblemáticos é o que diz: "O cenário básico considerado pelo Copom passou a ser de uma queda forte do PIB na primeira metade deste ano, seguida de uma recuperação gradual a partir do terceiro trimestre deste ano".

CÂMBIO

Arisco, mas não sem motivos

No ano, o dólar acumula uma alta superior a 45% frente ao real.

As negociações pela manhã iniciaram em queda, depois de uma sequência testando patamares cada vez mais altos.

Das interpretações mais compartilhadas até aqui, as de maior apelo miram a pandemia, claro, e os efeitos globais dela sobre o rearranjo de forças que influenciam o câmbio.

Faz algum tempo, mas a análise ainda é válida. Para quem quiser e tiver tempo recomenda-se uma olhada no The Washington Post, que fez uma análise interessante sobre a conjuntura. Conforme o texto (leia), "o dólar ainda reina supremo".

GOVERNO

Pesquisa CNT

A Confederação Nacional do Transporte divulgou hoje os resultados da nova pesquisa com índices de popularidade do governo e pessoal do presidente Jair Bolsonaro, além da percepção dos brasileiros sobre a atuação dos governos federal e estaduais no enfrentamento à pandemia.

O levantamento aborda ainda outras questões. O resumo está aqui. E o relatório-síntese está aqui.

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Dados de acesso livre

Desde o dia 12 de março, a FSB Inteligência tem oferecido a clientes e ao público em geral produtos específicos com foco na pandemia.

São relatórios de acompanhamento, curadorias especiais e novas soluções.

O dashboard diário de imprensa Covid-19, por exemplo, estreou há dois meses. Concentra as notícias mais importantes, antecipa o noticiário do dia seguinte, incorpora uma síntese de redes sociais, além de análises de colunistas especializados.

Outro dashboard, centrado em marcas e empresas, mostra o que as companhias estão fazendo em termos de prevenção e organização de atividades na crise. As atualizações ocorrem toda terça-feira.

Um terceiro dashboard foi lançado na semana passada e está 100% voltado a redes sociais. Foi desenvolvido em parceria com a Knewin e é inovador, transparente, abrangente, confiável (conheça).

Todos esses produtos são gratuitos e de distribuição por e-mail, whatsapp e web (saiba mais e inscreva-se). E foram criados pensando neste momento e nas necessidades criadas em torno e a partir dele.

EDUCAÇÃO

Nova era - Como será o lançamento do Relatório Global de Monitoramento da Educação para 2020, pela Unesco, em junho deste ano.

SABER

Livros - Uma seleção da National Geographic com o melhor das 'viagens culinárias inesquecíveis' (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Telhado verde - Alguns dos melhores tutoriais disponíveis no Youtube que explicam e ensinam como fazer (saiba mais).

TECH

Proteção de dados - Em meio a iniciativas de monitoramento e controle de fluxo de pessoas em curso no mundo, a Privacy International adverte que está vigilante e preocupada com possíveis abusos.

BEM-ESTAR

Fiocruz - Uma seção exclusiva na página oficial da entidade reúne notícias, estudos e análises sobre a pandemia (saiba mais).