COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Circus >
  4. Capetas F. C.

Capetas F. C.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Atualizado às 07:42

Ao Edson Franco, com inveja

Menino, tava eu na casa do seu Durvalindo, acompanhano a muié que lá foi levá uns frango de encomenda, e não é que o home me manda eu vim pra sala e me assentá? Inda ele me serve um suco sei lá di quê. E gente muita na casa.

Falaro de tudo, inté que vei a hora do jogo.

E eu que não via jogo de futebor des que eles desfizero o nosso Barrense efe cê, lá vão quantos ano? Os home que mataro o comendador Eustáquio já foro preso, jurgado pelo júri, ocê se alembra o pampér? Foi um tedéo. Foro condenado, nóis inté se esquecemo deles, e adespois foro sorto, imagine o tempão! Se bem que hoje cadeia não é mais pra criminoso não. Sem o comendadô fiquemo sem a usina; sem a usina fiquemo fora do futebor.

Televisão, então, isso é que eu não via faiz a cara do tempo. Alembro que o meu de menor nem tinha chegado ainda, a muié só tinha me dado o Dorvar. Quantos ano ele tem hoje? Me diz: quantos ano? Pois a alembrança que eu tenho é que, adespois de nascê o segundo, nunca mais que eu vi televisão, meu cumpadre. Vô perguntá pra ele, quando vorte do quarté, em que ano ele nasceu.

Pois o jogo era da finar do campeonato de São Paulo, meu compadre. Briga de cachorro grande. São duas partida: uma eles joga lá, outra eles joga cá. Soma os gors e taí o campião.

Começa o jogo e aparece uns negrinho magrelo passano de cá pra lá, de lá pra cá, ca nem raio. E cadê a bola? Sei lá. Só sei que são uns moleque endiabrado, que não respeita nem idade nem fortura. Leva um tranco de um daqueles um baita, rola no chão, se alevanta, se espadana e já sai pra otra. Eita!

E eles tem tudo o mermo desmazelo de penteado, parece que fartô dinhero. Eu já nem sei quar foi o capeta da veiz, dexe ele se virá que vô tentá vê o número nas costa da camisa.

Nem nos tempo do Mengárvio eu vi coisa inguar. Te alembra do Mengárvio, aquele um negão que jogava o fino? Que Pelé nem mei Pelé. A arma do time da minha época era o Mengárvio.

E é mais bola de lá pra cá, moleque daqui prá lá, rastera num capetinha daqueles, juiz bravo de cartão na mão, isfregano na cara daqueles homão. E lá vai otro moleque se pinchano na área e o juiz marcano pênis.

Quem vai batê? Um dos negrinho capeta, é craro. Corre pra bola, faiz que vai mais não vai, golero sarta, quage bate a cara na trave, e a diaba da bola entrano de mansinho no otro canto. Cinco a zero! Cinco a zero, cumpadre. Nos meus bons tempo, treis a zero já era motivo pra acabá o jogo na porrada. Arrancava ripa da cerca e haja lombo. Home que é home não leva um desaforo desses pra casa. Como um vai oiá o fiinho adespois de uma goleada dessas? E a muié? Tem coisa mais broxante do que isso pra uma muié de jogadô de futebor? Tem não. Agaranto que não tem.

E diz que inda farta o segundo jogo. Se o otro time fizé seis a zero ele é que será o campião.

Acho graça. Com cinco de vantage é esperá deitado, assistino o jogo dos outro contra o desespero. Mais fácir do que isso só mijá favô do vento.

Como Deus é bão, mano. Uns capeta daqueles e Deus permite que eles jogue num time com aquele nome?