COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Espanhol jurídico >
  4. Organización del Ministerio Fiscal - Parte II - Español Jurídico

Organización del Ministerio Fiscal - Parte II - Español Jurídico

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Atualizado em 16 de janeiro de 2012 10:42


Organización del Ministerio Fiscal - Parte II - Español Jurídico

Prosseguindo com o tema iniciado há duas semanas, apresentamos mais alguns dos órgãos que integram a estrutura do Ministerio Fiscal espanhol1:

  • Junta de Fiscales de Sala

A junta é composta pelo Fiscal General del Estado, que a preside, pelo Teniente Fiscal del Tribunal Supremo, pelo Inspector Jefe e por nove Fiscales de qualquer categoría.

Dentre as principais competências desse órgão, destacam-se as de assessorar o Fiscal General del Estado em suas atividades, definir os critérios que objetivam garantir a unidade de atuação do Ministerio Fiscal, decidir questões disciplinares e elaborar os relatórios para promoção dos titulares aos cargos de carreira.

  • Junta de Fiscales de Sala2

Também presidido pelo Fiscal General del Estado, este órgão é integrado, ainda, pelo Teniente Fiscal del Tribunal Supremo e pelos Fiscales de Sala.

Sua função consiste em assessorar o Fiscal General del Estado em suas atividades e elaborar projetos e relatórios dirigidos ao governo.

  • Junta de Fiscales Superiores de las Comunidades Autónomas

Órgão recentemente criado pela Lei 24/2007 com a missão de garantir a unidade e coordenação da atuação das Fiscalías em todo o território espanhol. Cada Comunidade autônoma possui um Fiscal Superior, que exerce, nesse território, a representação do Ministerio Fiscal.

Integram esse órgão: o Fiscal General del Estado, que o preside, os Fiscales Superiores, o Teniente Fiscal del Tribunal Supremo e o Fiscal Jefe de la Secretaría Técnica.

  • Fiscalía del Tribunal Supremo

Sob a chefia do Fiscal General del Estado, esse órgão é composto pelo Teniente Fiscal del Tribunal Supremo, pelos Fiscales de Sala e pelos Fiscales del Tribunal Supremo.

Dentre suas competências destaca-se a de atuar em recursos extraordinários interpostos em face de decisões de instâncias inferiores.

Nas semanas seguintes abordaremos as funções das demais Fiscalías que compõem o Ministerio Fiscal.
___________

1 Ministerio Fiscal. Disponível em: (Clique aquí)

2 O termo "sala" se refere, nesse contexto, a câmara.



_____



*Nuria Bertachini é advogada, tradutora juramentada de espanhol e sócia da Legistrad traduções técnicas de Espanhol.







______________