COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. De regra

De regra

quarta-feira, 10 de março de 2010

Atualizado em 15 de setembro de 2022 15:41

O leitor Elcio Nogueira de Camargo, do escritório Nogueira de Camargo & Advogados Associados, envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"É correto valer-se da expressão 'tal procedimento, de regra, é muito utilizado' ao invés de 'via de regra'?"

Envie sua dúvida


1) Por via de regra é que é a locução adverbial que tem o sentido de em regra, em geral. Ex.: "O pôlder é, por via de regra, isento de impostos por espaço de vinte anos" (Ramalho Ortigão).

2) Atente-se à lição de Domingos Paschoal Cegalla, para quem via de regra "é variante censurada de por via de regra, em regra, expressões essas que devem ser preferidas".

3) Confirma essa lição o seguinte emprego do gramático Pedro A. Pinto: "Por via de regra os antigos escritores não curavam de aprimorar nesta parte os seus livros".

4) Também não há, entre os melhores autores, abono para a forma de regra.

5) Atente-se, assim, aos seguintes exemplos, com a indicação de sua correção ou erronia: a) "Em regra, o ônus da prova incumbe a quem alega" (correto); b) "Por via de regra, o ônus da prova incumbe a quem alega" (correto); c) "Via de regra, o ônus da prova incumbe a quem alega" (errado); d) "De regra, o ônus da prova incumbe a quem alega" (errado).