COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Crase (de novo!?)

Crase (de novo!?)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Atualizado em 15 de setembro de 2022 15:44

 

O leitor Cesar Costa de Oliveira envia-nos a seguinte mensagem :

"Migalhas já publicou que não se utiliza crase antes de pronome de tratamento. No entanto, tenho dúvida quanto à utilização da crase no contexto 'venho a presença de Vossa Excelência'. O 'a presença de Vossa Excelência' permite a crase ou não, já que o artigo antecede também o pronome de tratamento?"

Envie sua dúvida


1) Partindo do princípio de que não se usa crase antes de pronome de tratamento, um leitor indaga se ela existe ou não no seguinte exemplo: "Venho a presença de Vossa Excelência".

2) Ora, em termos técnicos, crase é a fusão de duas vogais idênticas, e as regras que se fixam têm em mira a própria existência da preposição de um lado e (no caso mais comum) do artigo de outro.

3) Para tal raciocínio, porém, nunca se pode perder de vista que qualquer raciocínio, nesse campo, só deve levar em conta a palavra que vem imediatamente após, e não outra que venha na sequência.

4) No caso da indagação, a palavra que vem imediatamente após o a é o vocábulo presença, e não o pronome de tratamento Vossa Excelência.

5) Isso quer dizer que o que se deve perguntar não é se existe crase antes do pronome de tratamento, mas se, no caso, ela existe antes da palavra presença.

6) Resolvida essa questão preliminar, relembra-se que, quando se quer saber se há crase antes de um substantivo comum do feminino, deve-se substituí-lo mentalmente por um masculino: se aparecer ao ou aos no masculino, então haverá crase no feminino.

7) Tendo em conta o exemplo da consulta, vê-se que, quando se diz "Venho a presença...", tem-se, como um exemplo do masculino, "Venho ao local..."

8) E assim, sem maiores dificuldades, só se pode concluir que o correto é: "Venho à presença de Vossa Excelência".