segunda-feira, 26 de outubro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Massivo

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O leitor Ary Borges de Campos envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Prezado senhor doutor José Maria da Costa, solicito de V.S.a informar se existe ou não o vocábulo 'massiva', que, apesar de ser empregado amiúde, não é registrado em nenhum dicionário. Desde já grato, encerro muito. Atenciosamente"

Envie sua dúvida



Massivo

1) Indaga um leitor se existe massivo e acrescenta que, apesar de empregado amiúde, tal vocábulo não é registrado em dicionário algum.

2) Observe-se, de início, que não se põe em discussão, nem de longe se quer diminuir os relevantes serviços que os dicionaristas prestam ao idioma.

3) Mas se deve dizer aqui, todavia, que, por delegação legal específica, incumbe à Academia Brasileira de Letras a elaboração do rol dos vocábulos pertencentes ao vernáculo, e ela o faz pela edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, uma lista das palavras que integram oficialmente nosso idioma, com sua grafia oficial, seu gênero (masculino ou feminino), categoria morfológica (substantivo, adjetivo), etc.

4) Adiciona-se que, nos primeiros meses de 2009, veio a lume a quinta edição do VOLP, e nela se encontra regularmente registrado o vocábulo massivo, com a especificação de que se trata de um adjetivo.1

5) Oportuno é fixar que, incumbida por lei específica para a confecção do VOLP, a ABL goza de autoridade para, nesse campo, dizer o Direito, motivo por que, ao consultá-lo, legem habemus e devemos prestar obediência a suas determinações, como devemos fazer em relação aos demais diplomas legais.

6) Ante um tal quadro, duas situações precisam ser diferenciadas: I) se o VOLP não registra uma palavra, e um dicionário o faz, é de forçosa conclusão que tal vocábulo não existe oficialmente em nosso idioma; II) se o VOLP registra uma palavra, e os dicionários não o fazem, nem por isso o vocábulo deixa de existir oficialmente em nosso idioma.

7) Para consultar as palavras existentes no VOLP, é só acessar o site www.academia.org.br.

8) Feitas essas ponderações, especifica-se que o adjetivo aqui considerado significa, em última análise, sólido ou maciço, como é de fácil percepção nos seguintes exemplos: I) "O magistrado fez acompanhar sua sentença de massivos argumentos doutrinários"; II) "Massiva jurisprudência confirma a tese ora esposada".

_________________

1 Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. ed., 2009. São Paulo: Global, p. 532.

______

Atualizado em: 4/5/2010 10:23

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa, é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade