quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Antitrustes ou Antitruste?

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A leitora Carolina Saito da Costa, do escritório Grinberg, Cordovil e Barros Advogados, envia a seguinte mensagem ao autor de Gramatigalhas:

"Quando eu utilizo a expressão 'autoridade antitruste' no plural, devo usar: 'autoridades antitrustes' ou 'autoridades antitruste'?"

Envie sua dúvida



Antitrustes ou Antitruste?

1) Uma leitora indaga se, no plural, se deve dizer autoridades antitrustes ou autoridades antitruste?

2) Uma consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa mostra os seguintes verbetes com as seguintes indicações: a) antiprático - adj.; b) antipopular - adj. 2g.; c) antitraça - adj. 2g. 2n.1

3) Essas especificações mostram que antiprático é um adjetivo, o qual, por falta de outra indicação excepcional, tem sua normal variação em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Ou seja: projeto antiprático, medida antiprática, projetos antipráticos e medidas antipráticas.

4)antipopular é também um adjetivo cuja forma serve para os dois gêneros (ou seja, não varia, quanto à forma, do masculino para o feminino), mas não há indicação específica quanto ao número, o que implica dizer que varia do singular para o plural. Assim: projeto antipopular, medida antipopular, projetos antipopulares e medidas antipopulares.

5) Por fim, antitraça é um adjetivo que tem a mesma forma para os dois gêneros e para os dois números. Assim: remédio antitraça, cortina antitraça, remédios antitraça e cortinas antitraça.

6) Nesse raciocínio, você também constatará que os adjetivos com prefixo anti, cujo elemento seguinte é um substantivo, têm todos a mesma forma de comportamento: anticaspa, antichoque, antifurto, antigreve, antirroubo, antirruído, antitanque, antitraça, antitruste...

7) Importa observar que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é editado pela Academia Brasileira de Letras, a qual, em cumprimento à vestusta Lei n. 726, de 08.12.1900, tem a responsabilidade legal de editá-lo e a autoridade para definir tais aspectos gramaticais no idioma.

8) Voltando, de modo específico, à consulta da leitora: projeto antitruste, autoridade antitruste, projetos antitruste, autoridades antitruste...

______________

1 Cf. Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. ed., 2009. São Paulo: Global. p. 65.

______

Atualizado em: 12/1/2011 07:50

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade