COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Havia ou Haviam?

Havia ou Haviam?

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Atualizado em 26 de setembro de 2022 09:20

O leitor Michael Pereira Aguilar envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas: 

"Prezado professor. Identifiquei no Migalhas 2.084 duas ocorrências do verbo 'haver'. São elas: a) 'Naquela época, como haviam interesses em comum, deu certo. Dessa vez...'; b) 'Se haviam preocupações de lado a lado...' As frases não deveriam comportar o verbo haver na terceira pessoal do singular, já que, nelas, tal verbo sugere o sentido de 'existir'? Grato pela atenção dispensada."

Envie sua dúvida


1) Indaga um leitor se está correta a concordância verbal nas seguintes frases: I) "Naquela época, como haviam interesses em comum, deu certo..."; II) "Se haviam preocupações de lado a lado...". E questiona se o verbo haver não deveria ficar na terceira pessoa do singular.

2) Vale a pena lembrar, neste início, que, com o verbo existir, o termo que aparece com ele é o sujeito, e o verbo concorda com ele normalmente: I) "Existiu um aluno"; II) "Existiram dois alunos".

3) Essa variabilidade na concordância se espraia para o auxiliar, quando o verbo se apresenta em locução: I) "Deve existir um aluno"; II) "Devem existir vários alunos"; III) "Vai existir um aluno interessado"; IV) "Vão existir alunos interessados".

4) Se, porém, o verbo é haver (com o sentido de existir), fica ele invariável no singular, com o realce de que o termo que o acompanha não é sujeito, mas objeto direto: I) "Houve um aluno"; II) "Houve dois alunos".

5) Essa variabilidade ou invariabilidade na concordância espraia-se para o auxiliar, quando o verbo vem em locução: I) "Deve haver um aluno"; II) "Deve haver vários alunos"; III) "Deve existir um aluno"; IV) "Devem existir vários alunos"; V) "Vai haver um aluno"; VI) "Vai haver vários alunos"; VII) "Vai existir um aluno interessado"; VIII) "Vão existir vários alunos interessados".

6) Quanto aos exemplos da consulta, pode-se dizer deles o que segue: I) "Naquela época, como haviam interesses em comum..." (errado); II) "Naquela época, como havia interesses em comum..." (correto); III) "Se haviam preocupações de lado a lado..." (errado); IV) "Se havia preocupações de lado a lado..." (correto).