terça-feira, 1 de dezembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Não apenas... como também ... merece(m)...?

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O leitor Álvaro Simões envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas: 

"Está correta a concordância verbal na frase a seguir: 'Não apenas o Direito, como todas as demais disciplinas humanas, merecem respeito'? Se não está, qual seria a forma correta? Obrigado."

Envie sua dúvida



Não apenas... como também ... merece(m)...?

1) Indaga um leitor se está correta a concordância verbal na seguinte frase: "Não apenas o Direito, como todas as demais disciplinas humanas, merecem respeito".

2) Ora, lecionando sobre a expressão "não só... mas também...", lembra Domingos Paschoal Cegalla que "esta e outras expressões equivalentes, quando sujeito, levam o verbo para o plural". Exs.:

a) "Não só o jornal mas também a televisão devem educar o povo";

b) "Não só o pai mas também a mãe acompanhavam as crianças".

3) Realça tal autor, em continuação, que, "se o sujeito vier depois do verbo, este concordará, de preferência no singular". Exs.:

a) "Deve usufruir dos lucros não só o patrão mas também o trabalhador";

b) "A esse cargo aspirava não só o marido mas também a esposa".1

4) As outras expressões equivalente, a que se refere o ilustre gramático são, por exemplo, "não apenas... como também...", "não apenas... mas também...", "não só... como...", "não só... como também...", "não somente... mas também...", "tanto... como..."

5) Especificamente quanto ao caso da consulta, conclui-se, após tais ponderações, que está correta a concordância verbal na seguinte frase: "Não apenas o Direito, como todas as demais disciplinas humanas, merecem respeito". Estaria também correta a inversão no singular, na esteira do exemplo do gramático referido: "Merece respeito não apenas o Direito, como todas as demias disciplinas humanas".

_________________

1 Cf. CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 1999, p. 276-277.

______

Atualizado em: 22/2/2011 15:12

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade