COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Notícia-crime ou Notícia crime?

Notícia-crime ou Notícia crime?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atualizado em 3 de outubro de 2022 14:23

O leitor Fernando Portela Oliveira envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas 

"Gostaria de saber qual o certo: notícia-crime ou notícia crime?"

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga qual a forma correta, quanto ao hífen, após o recente Acordo Ortográfico: Notícia-crime ou Notícia crime?

2) Pelo sistema de grafia que passou a viger recentemente, emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição, cujos elementos (substantivos, adjetivos, numerais ou verbos) constituem uma nova unidade morfológica e de sentido.

3) O caso da consulta encaixa-se com perfeição no conceito de vocábulo composto que deve ser grafado com hífen:

a) está-se compondo uma nova palavra por justaposição (método de composição, pelo qual cada um dos elementos componentes da nova palavra mantém sua integridade gráfica e prosódica [ou seja, de tonicidade e pronúncia]);

b) com a nova palavra, seus elementos constituem uma nova unidade não apenas morfológica, mas também de sentido (ou seja, como também se dá nos demais vocábulos compostos por dois substantivos, notícia-crime nem é só notícia, nem é só crime, mas é uma notícia específica, com significação jurídica, que serve para comunicar a existência de um crime).

4) Assim, após o recente Acordo Ortográfico, o correto é escrever notícia-crime.

5) Apenas para ilustrar, seguem o mesmo exemplo do caso da consulta os seguintes vocábulos também compostos por justaposição e formados por dois substantivos: ano-luz, decreto-lei, médico-cirurgião, tenente-coronel.