terça-feira, 24 de novembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Dia-a-dia ou Dia a dia?

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A leitora Elaine Souza envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:


"Qual é a grafia correta: 'dia-a-dia' ou 'dia a dia'?"

Envie sua dúvida


1) Dia-a-dia (com hífen), antes do Acordo Ortográfico de 2008, era a forma substantiva dessa expressão, que significava rotina, sequência dos dias. Ex.: "O dia-a-dia do ascensorista é uma sucessão de altos e baixos" (Josué Machado).

2) Dia a dia (sem hífen) era a locução adverbial, com o sentido de diariamente, cotidianamente. Ex.: "Dia a dia o Poder Judiciário se vê às voltas com um número crescente de processos para decidir".

3) O Acordo Ortográfico de 2008, no entanto, aboliu essa diferenciação, de modo que tanto a expressão substantiva quanto adverbial agora são grafadas sem hifens. A diferença entre uma forma ou outra será observada pelo contexto em que é empregada.

Atualizado em: 19/6/2013 07:56

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade