sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Desacolher - Está correto?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O leitor Fernando Cardoso Oliveira envia-nos a seguinte mensagem:

"Professor José Maria da Costa, a expressão 'desacolher algo' é correta?

Envie sua dúvida


1) É verbo empregado com frequência, nos meios jurídicos e forenses, sempre com o sentido de não receber, de negar acolhida, provimento ou recebimento, caso em que se emprega com objeto direto (que pode ser sujeito na voz passiva), correspondendo à construção desacolher algo. Exs.: a) "Os componentes da Turma Julgadora desacolheram a preliminar de nulidade da sentença"; b) "A preliminar de nulidade da sentença foi desacolhida pelos componentes da Turma Julgadora".

2) Ante a objeção de alguns quanto a seu uso, é oportuno registrar que tal vocábulo se encontra no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, que é o veículo oficial para dirimir dúvidas acerca da existência ou não de vocábulos em nosso idioma, motivo por que está oficialmente autorizado seu emprego.

3) Não traz problemas quanto à conjugação verbal, já que, sendo seu composto, tem por modelo acolher, de fácil flexão.

Atualizado em: 1/12/2015 15:15

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade