COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Ficar no aguardo - É correto?

Ficar no aguardo - É correto?

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Atualizado em 3 de outubro de 2022 11:34

O leitor Cristiano Ribeiro da Silva envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"A expressão '(...) fico no aguardo' está correta?" 

E o leitor J. S. Decol também pergunta o seguinte:

"Prezado professor, gostaria de saber se é correto o uso da expressão 'no aguardo'. Grato."

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga se é correta a expressão ficar no aguardo para significar aguardar.

2) Ora, num primeiro aspecto, importa anotar que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, veículo pelo qual a Academia Brasileira de Letras exerce sua função de listar oficialmente as palavras existentes em nosso idioma, registra, de modo expresso e taxativo, o vocábulo aguardo como substantivo masculino1, forma que vem por derivação regressiva, do verbo aguardar.

3) Nossos mais conhecidos dicionaristas - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira2 e Antônio Houaiss3 - conferem ambos a esse substantivo o significado de aguardamento, espera e expectativa.

4) São conhecidas as variantes ao aguardo (confira-se exemplo trazido pelo primeiro dicionarista citado) e no aguardo. Exs.: a) "Fico ao aguardo de suas notícias"; b) "Estou no aguardo de seus comentários".

5) A par da palavra oficial favorável da ABL por via do VOLP, ainda se pode acrescentar a abalizada lição de Napoleão Mendes de Almeida: "Não há argumento para condenar o emprego de aguardo no sentido de espera, expectativa. É da índole de nosso idioma utilizar-se de formas verbais para funções de substantivo, para indicar o ato ou o resultado da ação expressa pelo verbo".4

____________________

1 Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 2. ed., reimpressão de 1998. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1999, p. 31.

2 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 80.

3 HOUAISS, Antônio (Organizador). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001, p. 125.

4 ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Dicionário de Questões Vernáculas. São Paulo: Editora Caminho Suave Ltda., 1981, p. 16.