COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Vou ir - É correto?

Vou ir - É correto?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 10:28

O leitor Pedro Henrique Valle Costa envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Professor, eu estou com um dilema: 'eu vou indo' é correto? Estou ouvindo tanto isso, que já estou quase aceitando como forma correta."

Envie sua dúvida


1) Um leitor pergunta se são corretas expressões como vou ir, ou vou indo.

2) Embora alguns teimem em tachar de errônea uma construção dessa natureza, o certo é que, no plano da Gramática, não há nela erro algum.

3) E é importante perceber que não se trata de pleonasmo, nem muito menos de pleonasmo vicioso, até porque os verbos não se repetem em função, mas o primeiro deles é auxiliar, enquanto o outro é o principal da locução.

4) O que pode parecer estranho para alguns é o fato de que o verbo ir, que é auxiliar em diversas outras expressões representativas da ideia de futuro mediante locução verbal - como vou trabalhar, vou fazer, vou pensar - está sendo empregado, no caso, como auxiliar de si mesmo (ir [auxiliar] + ir [principal]).

5) E uma atenta análise mostra que situação idêntica se dá com outros verbos, que também acabam sendo empregados como auxiliares de si próprios em locuções verbais de mesma estrutura: há de haver, tinha tido, vinha vindo. E, ao que se sabe, ninguém pensa em condenar tais expressões, ou ver nelas algum sinal de equívoco gramatical.

6) Como sinal de seu emprego por poetas e cultores de nosso idioma, é interessante verificar que Paulinho da Viola, na canção Sinal Fechado, assim diz em um certo verso: "Eu vou indo, correndo, pegar meu lugar no futuro".

7) E Vinícius de Moraes, na canção Você e Eu, que fez em parceria com Carlos Lyra, também assim pôs seus versos: "Podem preparar / Milhões de festas ao luar, / Que eu não vou ir. / Melhor nem pedir, / Que eu não vou ir, não quero ir".