COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Repercutir - Qual seu uso correto?

Repercutir - Qual seu uso correto?

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Atualizado em 15 de fevereiro de 2023 14:36

O leitor Jorge Miranda Ribeiro envia a seguinte mensagem para a seção Gramatigalhas:

"Habitualmente ouço o programa 'A Voz do Brasil' para inteirar-me dos acontecimentos mais importantes do dia nos Poderes da República. Na segunda meia hora da edição, reservada ao Legislativo, os apresentadores costumam dizer: 'O Senador ... 'repercutiu' no plenário a opinião do prefeito fulano de tal'. Pergunto: Está correta a expressão, ou é forma errônea/esdrúxula de narrar um fato? Agradeço ao professor José Maria pelo esclarecimento."

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga se está correto o uso do verbo repercutir na frase "O Senador ... 'repercutiu' ... a opinião do prefeito fulano de tal".

2) Ora, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (2010, p. 1.819) atribui ao verbo repercutir os significados de reproduzir e fazer ecoar. E exemplifica: "As montanhas repercutem o som das cornetas".

3) E Antônio Houaiss (2001, p. 2.430) lhe confere os sentidos de reproduzir, ecoar e ressoar, assim exemplificando: "O salão vazio repercute o som dos atabaques".

4) Com referência a ambos os exemplos registrados pelos dicionaristas, podem-se fazer as seguintes afirmações: a) o verbo é transitivo direto; b) no primeiro exemplo, as montanhas reproduzem, ressoam ou fazem ecoar o som das cornetas; c) no segundo exemplo, o salão vazio reproduz, ressoa ou faz ecoar o som dos atabaques.

5) Com as premissas lançadas pela análise dos exemplos dados pelos dicionaristas, podem-se extrair também as seguintes ilações para o exemplo trazido pelo leitor: a) o verbo repercutir é, de igual modo, transitivo direto; b) o senador, tal como a questão se apresenta nos exemplos dados, nada mais faz do que reproduzir, ressoar ou fazer ecoar a opinião do prefeito; c) a forçosa conclusão é a de que não há incorreção alguma que se possa entrever no exemplo trazido para análise.

6) Vale a pena observar que a desconfiança quanto ao acerto do verbo assim empregado advém do fato de que seu uso mais tradicional (e também correto) é como intransitivo, isto é, sem objeto direto ou objeto indireto. Exs.: a) "A notícia do falecimento do candidato repercutiu muito"; b) "Os últimos acontecimentos repercutiram em todo o país". Mas, como se verificou, essa desconfiança não tem fundamento para condenar o exemplo trazido para consulta pelo leitor.