sábado, 5 de dezembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Que subscrevem ou Que esta subscrevem?

quarta-feira, 28 de junho de 2017

A leitora Aliane Seemann envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Devemos escrever 'por seus advogados que subscrevem' ou 'por seus advogados que esta subscrevem'."

Envie sua dúvida


1) Uma leitora pergunta como se deve escrever: "por seus advogados que subscrevem" ou "por seus advogados que esta subscrevem"?

2) Ora, na estruturação das frases de nosso idioma, tanto na escrita quanto na fala, nem sempre há uma só maneira correta de expressão.

3) É o que se dá nos exemplos trazidos pela leitora.

4) No segundo deles - por seus advogados que esta subscrevem - tem-se a expressão completa, em que esta é o pronome que está em lugar do nome petição, ou peça, ou carta, ou qualquer outro papel ou documento escrito. Tal vocábulo tem a função de objeto direto do verbo subscrever.

5) No primeiro deles - por seus advogados que subscrevem - ocorre a ocultação tanto do nome quanto do pronome que haveria de substituí-lo, o que, assim fica subentendido.

6) Mas ambas as estruturas são maneiras corretas de expressão, de modo que a opção por uma delas é mera questão de estilo, ou mesmo da vontade do subscritor quanto a ser mais ou menos claro e específico.

Atualizado em: 28/6/2017 08:33

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade