quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Vir ou Vier?

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Um leitor que se identifica apenas como Marlos envia a seguinte dúvida para a seção Gramatigalhas:

"O correto é 'se você vir, nós sairemos' ou 'se você vier, nós sairemos'?"

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga qual das duas formas é correta nos exemplos seguintes: a) "Se você vir, nós sairemos"; b) "Se você vier, nós sairemos".

2) Ora, o futuro do subjuntivo do verbo ver se conjuga do seguinte modo: se eu vir, se tu vires, se ele vir, se nós virmos, se vós virdes, se eles virem.

3) Já o verbo vir, nesse mesmo tempo, apresenta as seguintes formas: se eu vier, se tu vieres, se ele vier, se nós viermos, se vós vierdes, se eles vierem.

4) O leitor não estabeleceu com precisão qual verbo pretende ver conjugado no caso concreto, e, com um pequeno esforço, podem-se formular situações em que caiba ora um sentido, ora outro; a) "Se você vir que realmente não temos razão, nós sairemos" (correto); b) "Se você vier para nos atrapalhar, nós sairemos" (correto).

5) E, assim, respondendo diretamente à indagação feita, mas apenas analisando os exemplos tais como trazidos pelo leitor, pode-se afirmar genericamente que ambos são corretos: o primeiro, como forma do verbo ver; o segundo, do verbo vir.

Atualizado em: 11/7/2017 17:11

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade