segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

COLUNAS

Publicidade

Hóspede - Hospital - Hospitaleiro - De onde vêm?

quarta-feira, 23 de maio de 2018

O leitor Robson Figueiredo das Neves envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Prezado professor. Gostaria de saber se a palavra 'hospitaleiro', constante da expressão 'povo hospitaleiro', vem do mesmo radical de hospital, ou se vem de hóspede. Atenciosamente."

Envie sua dúvida


1) Um leitor quer saber se a palavra hospitaleiro, empregada na expressão "povo hospitaleiro", vem do mesmo radical de hospital, ou se vem de hóspede.

2) Ora, em latim, existia a palavra hospes (com o genitivo hospitis), com o significado de quem recebe um estrangeiro ou acolhe um estranho.

3) Com a forma original do radical em latim e portando em si algo do conteúdo semântico original, formaram-se diversos vocábulos, alguns no próprio idioma de origem (como hospital).

4) Outros vocábulos, ainda com o referido radical sem alteração, formaram-se já no idioma português (como hospitaleiro [século XIII], hospitalidade [século XIV] e hospitalar), todos mantendo em si algo da acepção original de acolhimento ou auxílio.

5) Em época posterior, mas ainda no início do idioma, vieram outros vocábulos, então com o abrandamento da consoante t para d (como hóspede, hospedar, hospedaria e hospedeiro).

6) Respondendo diretamente à indagação do leitor: a) todos os vocábulos por ele trazidos para apreciação se originam de um mesmo radical latino (hospes [com o genitivo hospitis]); b) o vocábulo hospital data do início da formação do nosso idioma; c) a palavra hospitaleiro é do século XIII.

Atualizado em: 22/5/2018 10:17

Publicidade