quinta-feira, 22 de outubro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Em torno ou Entorno?

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O leitor Luiz Eduardo Canuto envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Prezados, se possível, poderiam nos elucidar acerca do correto emprego das palavras: 'em torno' x 'entorno' (Migalhas 3.510 - 4/12/14 - "Além das fronteiras"). Fiquei na dúvida ao iniciar a leitura do artigo ora comentado: Em torno dos recentes escândalos brasileiros, muitos esperam punições exemplares e que representem o grito de 'basta!'"

Envie sua dúvida


1) Um leitor pergunta, em síntese, a diferença entre a expressão em torno e o vocábulo entorno.

2) Ora, o circunlóquio em torno de ou em torno a tem como significado em volta de, à volta de, em redor de ou à roda de, normalmente iniciando um adjunto adverbial de lugar. Exs.: a) "Os jogadores permaneciam por longas horas em torno da mesa, sem aparente cansaço"; b) "Em torno a vivo incêndio, tudo arde em seus ardores" (Antônio Feliciano de Castilho).

3) Já o substantivo entorno significa arredor, cercania, circunvizinhança ou vizinhança. Exs.: a) "Enquanto esperava, ele resolveu passear pelo entorno"; b) "Foi tombado não só o prédio antigo, mas também todo o seu entorno".

Atualizado em: 26/10/2018 09:38

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa, é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade