terça-feira, 24 de novembro de 2020

COLUNAS

Publicidade

Férias - Em ou de?

quarta-feira, 24 de julho de 2019

O leitor Guilherme Palazzo envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas: 

"Sobre 'estar de férias' ou 'estar em férias', penso que a última construção advém da supressão da palavra 'gozo', já que o mais formal, talvez, é afirmar que 'está em gozo de férias'." 

E o leitor José Fernando Azevedo Minhoto envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"A respeito da expressão 'estar de férias', não seria também correto dizer 'estar em férias', isto é, 'estar em período de férias'?"

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

Envie sua dúvida


1) Dois leitores - cada qual com sua justificativa - indagam, em suma, o que é correto dizer e escrever: estar de férias ou estar em férias?

2) Sem necessidade de grandes discussões, anota-se que o gramático Rocha Lima não apenas dá como corretas ambas as expressões, mas acrescenta, com iguais foros de correção, uma terceira: a) "Estar em férias"; b) "Estar de férias"; c) "Estar a férias".

3) E remata tal autor que as duas primeiras são preferidas no Brasil; já a última é do sabor de Portugal.

 

Atualizado em: 24/7/2019 07:57

COORDENAÇÃO

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Publicidade