COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. A postos ou À postos?

A postos ou À postos?

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Atualizado às 08:44

A leitora Edenilza Melo envia ao Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"A expressão 'Estaremos sempre a postos' é grafada com ou sem crase?"

Envie sua dúvida


1) Uma leitora indaga se a expressão "a postos" deve ser grafada com ou sem crase, como no exemplo "Estaremos sempre a postos".

2) Neste início, sem pretensão alguma de resolver a questão da crase por aspectos teóricos, mas apenas buscando conferir-lhe um cunho de solução prática nos casos concretos, parece importante lançar duas premissas importantes nesse assunto.

3) Uma primeira e importante regra prática para solucionar questões dessa natureza diz que não se emprega crase antes de nomes masculinos; e postos, como não é difícil perceber, é palavra do masculino.

4) Ainda, porém, que o vocábulo do caso proposto fosse feminino (como festas, por exemplo), vigoraria uma segunda e importante regra nesse campo, a dizer que não se usa crase quando se tem apenas um a (e não as) antes de um nome feminino no plural. Ex.: "Não vou a festas".

5) Concluindo, então, e solucionando, na prática, a dúvida da leitora, fixa-se que não se usa crase na expressão trazida para solução, de modo que se deverá escrever o exemplo do seguinte modo: "Estaremos sempre a postos".